quarta-feira, 30 de maio de 2012

CURIOSIDADES BÍBLICAS (PARTE IX)




Salmos




 

Quais os 2 salmos que são idênticos?



R: Salmo 14 e Salmo 53.



 


Qual é o versículo que se encontra no meio da Bíblia?



R: Salmo 118-8.






Provérbios


 
Onde se lê que o coração alegre é bom remédio?




R: Provérbios 17-22.



 


Eclesiastes



Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso?



R: Eclesiastes 7-3.



Isaías


 

Qual rei que teve o seu coração agitado como árvores no bosque?


R: Rei Acaz (Isaías 7-2).




Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos?



R: Isaías 65-25.




Jeremias




Qual a mãe animal que abandona suas crias por falta de água?




R: Veada (Jeremias 14-4,5).





Que falso profeta lutou contra um profeta de Deus e morreu naquele mesmo ano por sua rebeldia contra o Senhor?



R: Hananias (Jeremias 28-15 a 17).







Qual o profeta mentiroso que Deus disse que não teria mais descendentes e não veriam o bem que Ele iria fazer?



R: Semaías (Jeremias 29-31,32).


 



Onde a Bíblia compara o coração dos valentes com o coração da mulher que está com dores de parto?



R: Jeremias 49-22.


 

Que profeta escreveu um livro falando dos males que aconteceriam a uma determinada cidade? Qual o nome da cidade e qual o nome do rio dessa cidade onde o livro deveria ser lançado, após sua leitura em voz alta?

 

R: Jeremias, Babilônia e rio Eufrates (Jeremias 51-60 a 64).






     Qual o nome do 1º aposentado da Bíblia?


R: Rei Joaquim (Jeremias 52-33,34).




 




Uma boa noite a todos os participantes (diretos e indiretos) deste blog!

Que estejamos sempre no lugar mais seguro do mundo: O centro da vontade de Deus!!!



Sérg10 Gomes




sábado, 26 de maio de 2012

DEUS WIRELESS




Um belo dia minha filha fez a seguinte pergunta (e afirmação): Pai! Como pode Deus existir se não pode ser visto por nós?!

Grande garota!!!  Me lembra muito eu quando tinha a sua idade...sempre questionando tudo dentro de um pensamento lógico e racional.
Então respondi para ela: Filha! Vou tentar te explicar de forma coerente e simples:
-Você consegue enxergar os raios do micro ondas?
-Você consegue enxergar os raios do controle remoto da sua televisão?
-Você consegue enxergar o oxigênio que você respira?


E, como já esperava, todas as respostas para as minhas indagações foram: “NÃO”!!!
Continuei dizendo: “Mas nem por isso, são inexistentes e, principalmente, deixam de agir para tais finalidades específicas”.
Assim é Deus!

Você não consegue vê-lo a olho nu, (e talvez nem acredite na sua existência) mas, nem por isso ELE deixa de agir, e de forma constante e interminável, em tudo que tem vida (afinal é Deus de vivos e não de mortos). Ele está no controle de tudo!


Em 1964, o físico britânico Peter Higgs, propôs em um artigo científico periódico a existência da “partícula de Deus” (o motivo do nome é porque, assim como Deus, tal partícula estaria em todas as partes, mas é complexa de ser definida).



Não entrarei no mérito em relação às leis da física quântica, (não se trata de um blog científico) mas, imagino que, assim como o homem tenta atribuir a uma determinada matéria, velocidade suficiente para a mesma se transformar em energia e, teoricamente chegar a tal “partícula invisível”, o meu Deus realizou o caminho inverso! Pegou a energia das suas palavras e declarou (materializou) a existência do Universo!!! Visto que o Verbo é a própria energia!



E com tal poder, tudo veio a existir e de forma harmônica!



Não somos descendentes de macacos ou amebas! (Teoria do Evolucionismo).





E o mais interessante é que os indivíduos que gastaram 10 bilhões de dólares com a construção do tal “Colisor de Hádrons” não garatem êxito na experiência para “provar” a existência de Deus (fisicamente falando)!







O motivo? O limite do vão conhecimento humano que teme que a tal engenhoca produza buracos negros que podem, literalmente, engolir a terra!!!



Agradeço ao meu Deus por temê-Lo e me mostrar na sua Palavra a ineficiência desse projeto, pois, não preciso gastar bilhões de dólares para ter certeza que: O DIA QUE O HOMEM ESTIVER FRENTE A FRENTE COM DEUS, CERTAMENTE MORRERÁ! (Levítico 16.2, ISamuel 5.7 e Isaias 6.5).







Creio que desta vez ganhei da minha filha... Mas só desta vez!!!!   Rsrsrsr



Fiquem com Deus e um ótimo fim de semana na companhia do nosso Deus.





Sérg10 Gomes






quinta-feira, 24 de maio de 2012

MUITO OCUPADO PARA DEIXAR DE ORAR






Em primeiro lugar: Às vezes sinto que, por causa de ocupações ou pensamentos alheios, fiquei frio ou perdi a vontade de orar. Pois a carne e o diabo estão constantemente dificultando e impedindo a oração. Nesses momentos pego meu pequeno saltério, vou para o meu quarto ou, conforme o dia e a hora, para a igreja, em meio às pessoas. E passo a falar para mim mesmo, oralmente, os dez mandamentos, o credo e, dependendo da minha disponibilidade de tempo, diversas citações de Cristo, de Paulo ou dos Salmos, tudo coisas como as fazem as crianças.

Por isso é bom que, de manhã cedo, se faça da oração a primeira atividade, e de noite, a última. E cuide-se muito bem desses pensamentos falsos e enganosos que dizem: Espera um pouco, daqui à uma hora vou orar, antes ainda tenho que resolver isto ou aquilo. Porque com esses pensamentos a gente passa da oração para os afazeres que prendem e envolvem a gente a ponto de não mais sair oração o dia inteiro.

Está certo que podem aparecer tarefas diversas tão boas ou até melhores que a oração, principalmente se a necessidade as exige. Corre um dito atribuído a São Jerônimo1: “Todo trabalho do crente é uma oração”. E há um provérbio que diz: “Quem bem trabalha, ora em dobro”, o que significa que uma pessoa crente teme e honra a Deus em seu trabalho, e se lembra do seu mandamento, para que não faça injustiça a ninguém, nem roube, engane ou defraude a ninguém. Essa atitude, sem dúvida, faz da sua ação, adicionalmente, uma oração e um sacrifício de louvor.




Texto tirado da obra "COMO SE DEVE ORAR", do Teólogo e Reformador Martinho Lutero, publicado no início do ano de 1535.





É interessante como este texto é atualíssimo e verdadeiro, principalmente no que diz respeito as mais diversas desculpas que encontramos na correria do dia a dia, para justificar a nossa inércia em relação a buscar contato com o nosso Criador...
Temos tempo para novelas, futebol, fofocas e até coisas que não nos vão trazer nenhum retorno... Temos tempo para passar horas preciosas de nossas vidas na frente de uma tela assistindo filmezinhos "água com açúcar" mas não "perdemos tempo" buscando estórias reais de vida encontradas nas Sagradas Escrituras!

Convido a todos refletirem acerca deste texto e, principalmente, uma mudança de atitude baseada no seguinte questionamento: Que lugar realmente Deus ocupa na minha vida?


Oremos, oremos, oremos sem cessar!


um abraço!


Sérg10 Gomes



terça-feira, 22 de maio de 2012

CURIOSIDADES BÍBLICAS (PARTE VIII)





II Crônicas



Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia?


R: Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos (II Crônicas 8-13).





Qual o profeta que foi esbofetiado?

 


R: Micaías (II Crônicas 18-23,24).




Esdras



Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria eram maiores?

 


R: Esdras 3-12,13.





Ester



Quais os nomes dos 3 reis citados na Bíblia, que tiveram insônia?



R: Assuero, rei da Pérsia – (Ester 6-1,2); Nabucodonosor, rei da Babilônia – (Daniel 2-1) e Dario, rei da Pérsia – (Daniel 6-18).




Quem morreu pelo instrumento que pretendia matar seu inimigo?

 


R: Hamã (Ester 7-10).








Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um tufão?

 


R: Jó (Jó 1-18,19).





Quem chamou os médicos de mentirosos?

R: Jó. (Jó 13-4).





Que personagem bíblico que se vestia de justiça e era pai dos necessitados?



R: Jó (Jó 29-14,16).





Qual a ave, citada na Bíblia, que trata os seus filhos como se não fossem seus?



R: A avestruz (Jó 39-13 a 16).




(fonte:http://www.linksdejesus.com/links.asp)





Agradeço ao meu Deus por mais um dia e pela sua infinita misericórdia!!!


Sérg10 Gomes

sábado, 19 de maio de 2012

A RELIGIOSIDADE SEM DEUS




É muito triste encontrar pessoas dedicadas à religião, porém, desconhecedoras de Deus, embora acreditem que o conheçam.

O apóstolo Paulo chamou a atenção de todos nós, ao lembrar que o exercício religioso é um potente alimento da carne. Ou seja, nem sempre praticar religião é sinônimo de caminhar no Espírito (Colossenses 2.20-22; Gálatas 5.16-23).

Considero importante a reunião regular em uma igreja, mas jamais o estatuto de uma instituição humana poderá estar em mais alto conceito do que os mandamentos do Senhor. A partir do momento que uma pessoa troca esses valores, ela passa de espiritual para alguém meramente religiosa.


Sou favorável à erudição, porém é preciso lidar com ela com equilíbrio. Há quem valorize mais os diplomas de academia teológica do que as Boas Novas do Senhor. Usam nomenclaturas extrabíblicas - arminianismo, calvinismo, etc - para reprovar a fé alheia.


Religiosos não se dedicam ao crescimento do reino de Deus, mas ao crescimento de uma denominação ou movimento, à expansão de uma ideia ou filosofia. Assim como torcedores de times de futebol empunham bandeiras e usam uniformes, os religiosos torcem por uma placa denominacional e defendem teorias e regras criadas por homens. Ou seja, mesmo portanto uma Bíblia não têm o conteúdo bíblico como regra de fé e conduta. Para eles está em primeiro lugar o credo da instituição a que pertencem e não o Evangelho de Cristo que nos ordena amar, mesmo que citem o nome de Jesus e trechos do Antigo e Novo Testamento em seus argumentos.


Os religiosos colocam o ponto de vista humano acima do mandamento do amor a Deus e ao próximo. São portadores de orgulho denominacional. São propensos a agredir, de maneira verbal e às vezes até física, em defesa de seu grupo e interesses. Consideram que esse tipo de falta de amor é prestação de serviço ao Senhor.


Faz um bom tempo que eu decidi parar de conversar sobre as Escrituras Sagradas com religiosos fanáticos, porque percebi que eles consideram todos os discordantes como inimigos.


A minha decisão em parar de conversar com religiosos fanáticos foi porque eles, apaixonados pela causa terrena, perdem a compostura objetivando fazer prevalecer à opinião da religião que estão agregados. Como praticar inimizade os expõe como carnais, douram a pílula usando eufemismo, dizem opinar negativamente em nome da apologia cristã. Dizendo fazer uso da apologética sentem-se livres para classificar desafetos e "concorrentes" como lobos em pele de cordeiro, mercenários e hipócricas.

Leitor (a), todo cuidado é pouco. Não é porque alguém recebe adjetivos de outra, que se apresenta com título de apologista cristão, que de fato o alvo da crítica seja o que é dito que ela é. Não se apresse em deduções e nem se deixe guiar por julgamentos de irmão contra irmão. Existe uma indústria se alimentando com essa pseudo-apologética cristã. São produzidos livros, DVDs, palestras. Há quem esteja ganhando muito dinheiro com a realização de maledicência, julgamentos injustos.









“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” – João 13.35.

“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor” – Romanos 13.10.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” – 1 João 4.8.



Agradeço ao blogueiro Eliseu Antônio Gomes pelo artigo.




Bom fim de semana para todos e...leia a bíblia diariamente, pois, Jesus disse: EU SOU o caminho, a verdade e a vida. E não, um caminho, uma verdade e uma vida!




Sérg10 Gomes


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Moisés e Jesus: Divisor de Águas; Divisor da História



Cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15.3).


Moisés é o maior personagem do Antigo Testamento, Jesus é o maior do Novo Testamento. E ambos possuíam missões semelhantes. Moisés foi um tipo de Cristo.
Os dois foram libertadores do povo de Deus. Moisés liderou as tribos de Israel para fora do domínio egípcio até a entrada da Terra Prometida. Jesus, o líder espiritual de Israel, lidera as pessoas de todas as tribos e raças, que escolhem aceitar a salvação que Ele oferece, para fora do Egito espiritual e da escravidão do pecado rumo ao lar eterno, a Canaã celestial.

Moisés, ensinado na cultura do Egito, precisou reaprender a maneira de liderar, desta vez nos padrões de Deus: não pela força de exércitos, não por violência, mas pela mão gentil de um pastor. Com isso, Moisés prefigurou o trabalho do maior Líder que já existiu: “Como pastor Ele cuida de Seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias” (Isaías 40.11).
Tanto para Moisés quanto para Jesus, a morte estava marcada com um elemento trágico. Moisés, depois de ter liderado o povo por 40 anos em meio a provações e dificuldades, morreu avistando a Terra Prometida – tão perto, ao mesmo tempo tão longe! A vida de Jesus chegou ao fim de modo violento. Rejeitado pelos líderes judeus, abandonado por Seus próprios seguidores, foi surrado, açoitado, cuspido e executado entre dois ladrões.
Mas a morte não foi o fim para eles. Deus sepultou Moisés num vale na terra de Moabe (Deuteronômio 34.6), mas não o deixou na sepultura. De acordo com o bom propósito de Deus, Moisés foi ressuscitado dentre os mortos, um ato contestado pelo diabo (Judas 1.9). Na ocasião em que Jesus estava no auge de Sua missão, a última jornada a Jerusalém em que a traição e a morte O aguardavam, Moisés veio juntamente com Elias para encorajar o Salvador no Monte da Transfiguração.


Não sabemos quanto tempo Moisés permaneceu na sepultura desconhecida e solitária em Moabe. Mas sabemos que Aquele que é maior do que Moisés – o Salvador e Senhor de Moisés – quebrou os grilhões da morte num domingo pela manhã, ao terceiro dia após a Sua morte.
O cântico de Moisés e do Cordeiro é um cântico de libertação e vitória. Quero estar lá para entoá-lo. E você?



"Há um só SENHOR, uma só fé, um só batismo. Há um só DEUS e PAI de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos " – (Efésios 4.5).


Agradeço ao amigo Domingos Fábio (www.nib.org.br) pela belíssima mensagem enviada.




Uma boa noite e paz do Senhor para todos os seguidores deste blog!



Sérg10 Gomes


quarta-feira, 16 de maio de 2012

DEUS: O MELHOR REMÉDIO PARA A DEPRESSÃO!



1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e est
e Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.




Vejam...como o nosso Deus é maravilhoso e não faz acepção de pessoas!!!
Primeiramente, ELE não tirou os méritos do seu servo (apenas servo) Moisés; entretanto, como todo homem tem início e fim de vida (terrena), foi necessário que as obras de Deus fossem dadas sequencias por seu sucessor: Josué!!!
A Palavra nos mostra que Josué estava sentado numa pedra, deprimido, e sem rumo para dar sequência naquela grande obra que era conduzir o povo a Terra Prometida.
Interessante que, mesmo não precisando, Deus nunca faz algo no mundo físico sem a ajuda do homem...quanta honra para nós!!!
Faz com que nos sentimos úteis e importantes!!!



Algumas lições podemos tirar deste texto:


1) Deus levanta o homem (depressão, tristeza, baixa auto-estima...);
2) Deus pede que você tenha bom ânimo e confie Nele (conhecendo as astúcias de satanás, Ele pede que você seja otimista sem olhar para as circunstâncias que, aparentemente, já te derrotaram);
3) Não te desviar nem para a direita, nem para a esquerda (não ser mundano e nem radicalmente religioso...manter o equilíbrio, o amor ao próximo e a misericórdia com os fracos na fé!);
4) Manter a palavra na tua boca e no teu coração (o verdadeiro Cristão deve meditar diariamente na Palavra de Deus, pois, o que aparentemente pode ser "um bom negócio" para nós, pode não ser o plano de Deus visto que nossa visão em relação ao futuro é limitadíssima).
E, como retorno por cumprir tais determinações, seremos dignos de receber bênçãos intermináveis. Não só nós mas todos que estiverem ligados a nós!!!
...O mais interessante no Livro de Josué é que, aquele homem que, no capítulo 1, se encontrava deprimido e idolatrando Moisés, lá pelo capítulo 5.13 (livro de Josué), às portas das mulharas de Jericó, tira sua espada da bainha e investe contra o Anjo do Senhor (Jesus)...é claro que, logo após se humilha ao ouvir a "senha da promessa" que Deus O tinha feito para mostrar que como ELE era com Moisés seria com Josué também: "tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa (Êxodo 3.5)!!!"

...Você lembra as palavras que Deus falou a Moisés na sarça ardente??? "tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa".


Deus seja louvado!!!

boa noite!

Sérg10 Gomes

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A VERDADEIRA REDE DE PESCA




...Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes (Lucas 5.5).

...Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens (Lucas 5.10).




Estava meditando acerca deste versículo e cheguei ao seguinte questionamento: o que significaria hoje o termo “pescador de homens”?
Como “pescar homens” numa sociedade culturamente dominada pelo “tempo é dinheiro”, “o meu trabalho é prioridade” ou “não tenho tempo para orar”???
Todavia, não conheço um cidadão na face da terra, que não faça parte de uma rede social. A pessoa pode está muito ocupada para tirar alguns míseros minutos do seu “precioso tempo” para buscar a Deus, mas consegue arranjar tempo suficiente para acessar tais redes com, na maioria das vezes, motivações banais e egocêntricas!!!
E neste grupo incluo principalmente os participantes dos sites gospel que criticam, inflam ego de pastores e, pasmem, até os idolatram como é feito com bandas gospel... Conheço denominações que, se não receber a visita de um pregador famoso, a igreja simplesmente fica constantemente vazia!!!
Em contrapartida, vejo o grande “mover de Deus” quando tal igreja recebe a presença de um pastor ou banda famosa... Irmãos sentem “realmente” a “presença do Espírito Santo” com tais presenças!
Pastores utilizando estas redes para confrontar outros ministérios tentando convencer alguns neófitos que sua igreja é maior do que a do fulano pela quantidade de adeptos...
Creio sinceramente que podemos utilizar um instrumento simples (porém eficiente) como a rede de um pescador (simbolicamente falando) para de forma objetiva e real nos tornar verdadeiros, através das redes sociais, “pescadores de homens”, porque, se Pedro, com toda a sua simplicidade e limitação foi capaz de arrebatar multidões, imagina o que seremos capazes de fazer, se deixarmos de lado as nossas “guerras santas”, egoísmo e acepção de pessoas (idolatria à figura de líderes). Afinal, somos ou não um só corpo!!!
Possuímos a tecnologia, mas carecemos de uma estratégia direcionada pelo verdadeiro pescador: JESUS CRISTO!!!




Senhor, meu Deus, dai humildade aos nossos corações para que façamos a tua e não a nossa vontade!




É necessário que ele cresça e que eu
diminua (João 3.30).



Sérg10 Gomes