domingo, 24 de novembro de 2013

O QUE FOI FEITO DA IGREJA?




Alguém disse que se quisermos saber das estratégias da guerra, devemos perguntar aos generais; mas se quisermos ter informações da guerra, devemos perguntar aos soldados. Essas palavras são sábias. Os soldados estão nas trincheiras, enfrentam a guerra com suas próprias vidas e mesmo diante da possibilidade da morte, continuam avançando. Lembrei-me disso porque há um tempo atrás alguém me disse de tal igreja que se chama Igreja Mundial do Poder de Deus. Confessei a minha total e acachapante ignorância afirmando não conhecer tal pérola de grande valor. Nem me lembro agora do que me foi informado sobre a mesma.
Hoje, sem nada para fazer, passeando pelos canais da TV, eis que me deparo com a dita cuja. Por sorte (ou azar) sintonizei bem na hora em que o apóstolo pediu para as pessoas apanharem um envelope (podia ser qualquer envelope) e colocar dentro o recibo de depósito de cem reais e que o nome do ofertante seria levado a algum lugar para receber uma oração. Somente cem reais. Quem se dispusesse a mandar, garantiu o apóstolo, o milagre iria acontecer e prometeu dar provas de que os milagres acontecem.
Dito e feito. Além de matar a cobra o pregador mostrou o porrete. Na próxima cena o dito cujo aparece num salão e eis que vem um homem chorando. O diálogo é de uma riqueza espiritual que faria inveja a Martinho Lutero e seus colegas reformadores.
- O que aconteceu? Pergunta o arauto.
- Eu fui curado, responde o singelo mendicante do favor divino.
- Curado de que?
- Os meus olhos, eu enxergo.
Nesse momento aproxima-se uma mulher e o arauto vira-se a ela e pergunta:
- Quem é a senhora?
- A esposa, responde a mesma.
- O que ele tinha?
- Estava sem ver fazia quatro anos e hoje foi curado.
Não agüentando tanto milagre arauto e mendicante se abraçam e levado pelo calor do momento o apóstolo ainda ordena: Que ele recebe um rim novinho!
Nessa altura eu imagino que Calvino, Wesley, John Huss, os mártires de Hebreus, Áquila e Priscila devem ter dito aos anjos: Não temos nada a ver com isso! Não nos comprometa!
Depois disso desliguei a TV, pois estou em férias.
Mais tarde o sangue ferveu e não agüentei. Fiz uma rápida pesquisa na Internet. Iluminado fui e agora posso dizer que o espírito da ignorância foi retirado de mim.
A assim chamada Igreja Mundial do Poder de Deus é descrita na Wikipidia como uma igreja evangélica (isso não é novidade, pois no Brasil tudo o que não é católico, é evangélico). Fundada em 1998 por um dissidente da Universal (se eu fundar uma igreja acho que a chamarei de UniverÇucar – a que adoça a boca grande do crente apatetado por coisas novas) chamado Valdemiro Santiago. O lema da igreja é sugestivo: "A mão de Deus está aqui".
Continuando na investigação descubro que o Santiago é formando pela Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina (alguém aí já ouviu falar?) e pregador há mais de 30 anos. Ele, cheio do Espirito Santo e certamente por revelação divina, deixou a Universal pois esta está se transformando em um misto de centro de macumba e igreja católica.
Bem... nessa altura devo chorar e pedir que Billy Grahan, Antonio Elias, Eneas Tognini, Karl Barth eDietrich Banhoeffer nos perdoem. Depois de um breve momento penitencial, continuo e descubro que o grande apóstolo Santiago é o fundador e primaz da IMPD. Talvez você pense que eu li errado. É primaz mesmo. Mas como o homem não é de ferro, tem como auxiliares a esposa (por que eu não fiquei surpreso?) a bispa (outra vez não fiquei surpreso) Franciléia e mais dois bispos e outro bispo que é o Vanderlei Santiago (tudo em família – a propósito, o feminino de bispo é episcopisa). Com essa pleide constelar a igreja segue firme. Quase me esqueci de mencionar que depois do apóstolo e dos bispos seguem-se os pastores, o corpo de obreiros e os membros (ou seja: os tontos).
Que doutrina segue essa igreja que há de fazer de história? Certamente ela tem o seu Corpus Christianus que deve ter sido elaborado depois de grande e solene reunião dos bispos em algum aposentado sagrado. Sou informado que a sua doutrina vem dos estatutos estabelecidos por Deus na Bíblia Sagrada, Uma das pérolas doutrinárias é essa: Os dízimos e ofertas voluntárias. Aliás, para que ninguém pense maldade sobre a IMPD, no programa que eu assisti, o bispo disse com todas as letras que o dinheiro não era para ser mandado em seu nome, mas em nome da igreja. Beleza! Isso é o que podemos chamar de transparência.
Finalmente, para que ninguem pense que o apóstolo se fez apóstolo por contra própria como alguns apostolinhos de outras igrejas, aprendo que o Santiago era bispo e teve seu título mudado para "apóstolo", por concordância de outros bispos da Igreja Mundial, pastores, e líderes de outras denominações (infelizmente não informa quais pastores e quais denominações fizeram esse grande e inestimável favor ao movimento evangélico brasileiro).
Nessa altura já me dando por satisfeito e preparando para dormir resolvi visitar o site da igreja. Não deveria ter feito isso, pois a primeira coisa que leio  não é recomendável aos olhos das crianças, pois pode causar algum distúrbio mental nas mesmas.

A espera de um MILAGRE. Durante muito tempo as pessoas estavam à espera de um anjo agitar as águas (como no tanque de Siloé) para milhares de desesperados, desesperançados e fadigados poderia conseguir um milagre. Mas Deus na sua infinita misericórdia através de Jesus Cristo levantou este lugar um anjo. E através dele leva ao altar transborde águas vivas que encharcam a todos os que estão aqui. Mesmo com o programa na TV. Definitivamente "A mão de Deus está presente nesse lugar "...


Depois as pessoas pensam que a gente tem pré-conceito. Leia três vezes o texto acima e depois prometa que voltará a ler a Bíblia pelos menos três vezes por semana.


Postado por Antônio Carlos Barro


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Não desista do que é seu! (Parte II)





SEXTO ENSINAMENTO:   O valor de uma mulher / mãe.

Dê uma olhadinha nos vv. 18 e 19 – “O menino cresceu e, certo dia, foi encontrar-se com seu pai que estava com os ceifeiros. De repente ele começou a chamar o pai, gritando: Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça! O pai disse a um servo: Leve-o para a mãe dele”.    Você percebe que até um homem barbado, casado, pai de filhos... quando a coisa se complica ele chama pela mãe ou pela mulher?  -   “Eu quero minha mãe....  cadê minha mulher?”    -  O cara pode ter dois metros de altura, um Mike Taisson da vida,  .... mas ele vai sempre precisar de uma guerreira por perto, porque ninguém tem mais capacidade afetiva do que a mulher.

A mulher, ela é o equilíbrio da casa. A capacidade afetiva da mulher é muito maior que do homem, o homem é mais razão, machão (e graças a Deus este estereotipo esta cada vez menor em nossa sociedade).     -  O filho adoeceu e o pai diz: “leva pra mãe dele”, porque ninguém pode cuidar melhor de um filho do que a mãe.     Que é que acontece quando um filho fica doente em sua casa? Você manda pra quem?   Pra avó? ... já viu que tem criança que chama avó de mãe?  Se esse for o seu caso, que vergonha mãe!  No v. 20 lemos que o garoto morreu no colo da sua mãe.

Agora, os vv. 21-23 é uma riqueza de ensino.  O menino morreu, ela sobe ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta.   Chamou o marido e disse“Preciso de um servo e uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”.    Isso aqui é tremendo!!  Escute bem:  Quando o impossível bater na sua porta, quando não houver mais esperança de nada, quando você for incapaz de resolver o problema .... essa mulher nos dá os passos a seguir:

1º. Passo – Não entre em desespero.  Porque se você entrar em desespero, você vai perder o equilíbrio emocional, o equilíbrio da razão e com certeza vai fazer bobagem.  O filho morreu, ela pega o garoto leva para o quarto e fecha a porta.   Sabe porque?   Porque quando o impossível bate a nossa porta, mesmo sendo impossível (até parece uma contradição), mas há sempre algo que eu possa fazer.  Ela não entra em desespero:  “Meu Deus, o que é que eu vou fazer? O que vai ser de mim agora?   Por esta desgraça veio sobre mim?...”

2º. Passo – Tome uma atitude. Não adianta ficar parado e arrancar os cabelos, começar a chorar, berrar... Por que isso não vai resolver os problemas. Você tem que tomar uma atitude quando os problemas e as crises da vida abater sobre você e sua casa.

3º. Passo – Seja otimista.  Esta mulher estava cheia de fé e otimismo. O procedimento normal seria: O filho morreu? .... vamos enterrar!   -  Isso seria coisa mais lógica, mais racional a ser feita. Mas ela não fez isso“Eu vou lá naquele homem de Deus que me falou que Deus me daria um filho”.  Grife este texto na sua bíblia:  Provérbios 24:10 – “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!”.
Qual é o seu problema?  Qual é a sua crise, sua dificuldade?  Em Marcos 9:23 JESUS falou que “Tudo é possível aquele que crê”.  Se o impossível bater na sua porta, creia, creia sempre e seja otimista!

4º. Passo – Seja sábio (a).  O v. 23 diz que o marido vendo que a mulher ia falar com o homem de Deus, e não era sábado, não era dia de culto. Ou seja, o que era sábado para eles (naquela época), é o domingo para nós hoje = Era o dia do Senhor.   Então não era dia de Culto, porque você está indo ao homem de Deus?   E ela diz ao marido: “Não se preocupe. Esta tudo bem. Eu vou e volto logo...”

Irmã, o que você faz quando acontece um problema lá em casa?  “To doida que ele chega logo, vou contar tudo de uma vez,  ... anda homem, chega logo,  hoje eu arrebento tudo...”.  OU quem sabe você pega o telefone e fica perturbando o juízo dele no trabalho...


SÉTIMO ENSINAMENTOQuando a coisa está feia, empregue uma energia acima do comum.
    
Sabe quantos quilômetros essa mulher precisou andar até encontrar o profeta Elizeu? ...50 km, e de jumento! ...50km, subindo até o monte Carmelo! Lá de cima do Carmelo, quase todo o Israel pode ser visto...  Imagine essa mulher, subindo 50 km de jumento!     Quando a coisa está feia, nós temos que fazer um esforço maior do que estamos acostumados.

E isso é importante porque tem gente que, o bicho tá pegando, a vaca tá indo pro brejo, e... ele tá deitado na rede, descansando: “É eu tô esperando um anjo aqui, ou uma anja, não sei. Deus vai mandar aqui um anjo, e tudo vai dar certo!”

Irmão, quando a coisa fica feia, se prepare para fazer um esforço maior. É isso que essa mulher fez aqui: esforço, luta, providência, energia acima do comum!  Saia deste marasmo, sai deste comodismo, levante a cabeça, vai à luta cidadão, porque a vida continua...



OITAVO ENSINAMENTO: Quando o impossível bater à sua porta, vá ao lugar certo.

Onde essa mulher foi? Ela foi ao Carmelo!  O monte Carmelo é símbolo da presença de Deus, é o lugar onde Deus enviou poder para desmoralizar o diabo e os inimigos do Seu povo.   Muitas famílias tem fé e são otimistas, mas colocam a fé no lugar errado.   Na hora da crise se prostram diante de bruxos, de santos, de feiticeiros, de benzedeiras, de ídolos, dão dinheiro em troca do livramento e da cura, vai atrás daquele irmão que tem um “revelamento” ou uma “profetada” ... e abrem espaço para a ministração da morte.  (Você não pode perder o Filme  de Lutero no 1º. Sábado de Julho...).

Se a coisa tá feia, você tem que ir ao lugar certo. A casa de Deus, a igreja, intimidade e relacionamento com Deus... é por aí que o diabo e todos os inimigos são desmoralizados!

A Bíblia faz menção de uma outra mulher de no ANA. Havia um impossível na vida de Ana, ela era estéril, mas Ana foi ao lugar certo!... Diz a Bíblia que ela entrou no templo e quando entrou no templo ela falou com Deus – o templo é o lugar da gloria de Deus, é a casa de Deus.   Por isso o Salmista se expressou assim o capítulo 27:4 (grife isso na sua bíblia) “Uma coisa peço ao senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar a sua orientação no seu templo”.



NONO ENSINAMENTOSe você é um Geazi, não tente ser um Eliseu.

vv. 25-26 – “Assim que ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu à distancia, disse a seu servo Geazi: Olha! É a sunamita! Corra ao seu encontro e pergunte a ela: Ela tudo bem com você? Tudo bem com o seu marido? E com seu filho?.  Ela respondeu a Geazi: Esta tudo bem”.

Percebe que quem viu a mulher primeiro foi Elizeu e não Geazi? Quando Deus chama alguém para a Sua obra, Ele dota de capacidade espiritual. O homem de Deus vê o que ninguém vê.  E mais: o texto diz que Geazi pergunta a ela se estava tudo bem e ela responde: “Vai tudo bem”,.... mas quando ela se encontra com Eliseu diz o v. 27 que ela se abraça a seu pés e Geazi veio para afastá-la e Eliseu lhe disse:“Deixe-a em paz! Ela esta muito angustiada, mas o Senhor  nada me revelou  e  escondeu de mim  a razão de sua angustia”.

Quem disse que você tem que ficar contando a sua vida pra todo mundo?  -   “Geazi, pra você, pra você tá tudo bem, sim. Você não tem capacidade para me orientar, para me dirigir, eu não vou ficar dando detalhe da minha vida para você”.    Percebe isso?   Já viu pessoas que escancara a vida que leva para a torcida do “Corinthians” inteira?...   todo mundo sabe quem é aquela pessoa e o que se passa na família dela.  Ela entra num lugar e todo mundo diz: “Sabe o que ta acontecendo com fulana?” ...
   
Agora, que coisa linda é esse homem de Deus aqui. Que honestidade!  Vemos no v.27, que ele, como homem de Deus, tem a percepção que ela está com um problema, mas como ele é humano e não sabe-tudo, ele diz pra Geazi: “olha, a alma dela está amargurada, mas eu não sei o que é, porque o senhor não me revelou”  Isso é honestidade profética!!   Eliseu não ficou querendo adivinhar o que se passava na vida dela .... chutando para ver se fazia um gol...

Se Deus não te revelou, e se você percebe que a pessoa está com um problema, diga simplesmente:“vem cá, deixa eu te abençoar, eu não sei o que você passa, mas Deus sabe, Ele pode..., o nosso Deus pode, eu não sei, mas Ele sabe, e Ele pode! Vamos orar por isso”.

Se toda pessoa que ouvisse alguma profecia mentirosa e fizesse como essa mulher, um bando de falsos profetas seriam desmascarados!    v. 28 – “Acaso eu te pedi um filho, meu Senhor?  Não te disse para não me dar falsas esperanças?”  -  Em outras palavras, essa mulher procurou o profeta Eliseu como que dizendo: “Você é um homem de Deus, então vamos ver se é mesmo...”

E na seqüência, v. 29,  Eliseu diz para Geazi que pegasse seu cajado e corresse, e chegando lá colocasse o seu cajado sobre o rosto do menino. E aí o v. 31 diz que Geazi correu e chegou na frente. E chegando lá colocou o cajado sobre o rosto do menino e o menino não reagiu.   E como Cajado na mão de Geazi não funciona. Só funciona na mão de quem esta revestido da autoridade de Deus, diz o v. 33 que ELISEU entrou no quarto e fechou a porta.

vv. 34-35  – “Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo... espirrou sete vezes e abriu os olhos”.   (E não me pergunte o porquê ele fez isso, porque eu não sei te explicar.  Só sei que Deus tem destas coisas.  Certa vez JESUS cuspiu no chão, fez uma laminha e passou no olho do cego....)
                                                                                     
Se você é um Geazi não tente ser um Eliseu!  A gente deve estar no lugar onde Deus quer que a gente esteja.   Porque se Geazi estiver no seu lugar ele será imbatível.   Por isso se Deus te chamou para ser um recepcionista na Igreja, seja um grande recepcionista!  Fique sempre no lugar que Deus te chamou, senão você vai passar vergonha.   Na obra de Deus, ELE precisa de Eliseu´s  e  de Geazi´s, cada um em seu respectivo lugar.


DÉCIMO ENSINAMENTONunca desista do que é seu!

O que mais impressiona nisso tudo, é que esta mulher, que não desistiu do que era seu, do que lhe era precioso.    Você consegue pensar nisso?  Ela não mediu esforço! Ela  não desistiu do que era seu.     -    Foi exatamente por isso que DEUS trouxe você aqui neste dia – Para dizer para você:  Não desista do que é seu!

O que é seu, e você está desistindo dele?  Você está desistindo do seu marido?  Da sua esposa?  Desistindo dos seus filhos?  (Ah! Pastor,  Já fiz tudo que eu podia... Não tem mais jeito.. estou chutando o balde, vou desistir...não adianta mais lutar por isso... pra que ficar orando, jejuando... não vai resolver mais nada...)

Que isso, meu irmão? Que isso, minha irmã? Você está desistindo daquilo que é seu! A mulher do texto nos ensina a ter determinação, esforço, ter fé, ter otimismo, ter visão do que Deus pode fazer! Ela disse:“Eu não vou desistir. Eu quero meu filho de volta”.

E quem sabe esta precisa ser a sua oração neste momento“Eu não vou desistir. Eu quero meu filho na Igreja. Eu quero meu marido liberto.  Eu quero uma esposa fiel ao Senhor.  Eu não vou permitir que o diabo arrebente com a minha família...”


Deus te trouxe aqui para você ouvir uma palavra profética para a sua vida. E como servo de Deus, eu profetizo para você, na autoridade da palavra do Senhor e do nome de Jesus: Se você não desistir, Deus vai dar de volta aquilo que te pertence... Porque não tem demônio, não tem homem, não tem situação econômica, que vai tirar a bênção de Deus na tua vida. Não desista, não desista... Porque Deus é fiel e soberano sobre todas as coisas!



domingo, 17 de novembro de 2013

Não desista do que é seu! (Parte I)



Texto: 2 Reis 4.8ü

 A história desta mulher de Suném, ou mulher Sunamita, tem princípios importantes para a vida hoje.  E eu quero extrair algumas coisas muito interessantes para o nosso dia-a-dia, fechando assim o mês da Celebração da Família.  Esses ensinamentos enfocarão aspectos da vida familiar, bem como procedimentos éticos da vida.  (Deixe a sua bíblia aberta para acompanhar as referências...).











PRIMEIRO ENSINAMENTO – As pessoas estão de olho em nosso procedimento.

O contexto do v. 8 nos informa que o profeta de Deus chamado ELIZEU com certeza já tinha passado várias vezes pela porta da casa daquela mulher.   Até que um dia ela ofereceu uma refeição a ele em sua casa.    Ou seja, primeiro ela viu Elizeu passar.   Primeiro ela viu o procedimento do Profeta.  Primeiro ela viu a maneira de Elizeu se comportar...  e depois disso, ela ousou convidar Elizeu para uma refeição...

E as coisas funcionam exatamente assim. À medida que travamos um relacionamento, nós temos a chance de conhecer mais as pessoas. Por isso no v. 9, essa mulher disse ao marido“Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”.   Ou seja, para chegar a esta conclusão ela precisou travar relacionamento com o profeta...

Você já viu pessoas que foram enganadas por indivíduos de má fé, malandros... Indivíduos que elas nem conheciam direito, que nem sabiam da origem, que caíram de pára-quedas em sua frente, indivíduos que elas viram pela primeira vez, mas que já colocaram para dentro de suas casas?   Parece que é só o camarada ser um pouco esperto para falar, ter certo domínio e pronto, leva a pessoa no bico... Falou bonito, tem jogo de cintura, então é um homem de Deus!

Nós precisamos aprender com essa mulher!  Há um ditado que diz, que se você quer conhecer alguém, você tem que comer um saco de sal de com ele. Já calculou quanto tempo leva para você consumir um saco de sal?

Com certeza você é conhecedor de vários casos de igrejas grandes e igrejas pequenas, que sofreram muitíssimo, porque receberam alguém como pessoa de Deus e que mais tarde revelou ser tremendo de um pilantra, de um vigarista, de alguém que chegou só pra explorar o povo de Deus, ou só pra ficar com as minas da igreja.

Portanto, cuidado com quem você bota dentro da sua casa. Cuidado com quem você trava relacionamento. Sem esse cuidado, você pode levar gato por lebre. Então, conheça primeiro a pessoa, antes de você afirmar qualquer coisa sobre ela... Primeiro Ensinamento: As pessoas estão de olho em nosso procedimento...


SEGUNDO ENSINAMENTOCasamento não é só unidade, tem que ser UNICIDADE.

Veja o que diz o v. 10: “Vamos construir lá em cima um quarto de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele...”   -  Você percebe o emprego do plural nas palavras dessa mulher?  “Vamos construir, vamos fazer, vamos colocar uma cadeira, vamos fazer uma mesa...”  -  Ela diz isso para o marido, porque casamento é unicidade. Casamento não é sóunidade, ou seja, duas partes que se juntam, mas é unicidade: duas partes que se fundem para ser uma. “Deixará o homem seu pai e sua mão e unirá à sua mulher, e ambos se tornarão uma só carne”...

E essa mulher aqui, ela não faz nada sozinha. E olha que, pelo texto, ela é uma mulher de posição, de liderança, daquelas que idealizam, que criam e que diz “vamos fazer”!  Mas mesmo ela sendo uma mulher de liderança e de posição, ela não vai em cima do marido. Porque muitas vezes, a mulher que tem posição de liderança, costuma quase que colocar um cabresto no marido e fica o tempo todo dizendo pra ele: “vem pra cá... agora, vai pra lá” e o marido fica que nem um pateta dentro de casa.
Portanto, casais casados, todas as decisões que envolvam a casa, tem que ser compartilhadas entre o marido e a esposa. Ela não deve tomar decisões sem a sua participação e você não pode decidir sem a participação dela.     -     Você se casou? Então, você nunca mais vai poder tomar decisão sozinha.    (Você está com seu marido aí perto? Sua esposa esta aí? ... diz aí, um para o outro: “Eu nunca mais - posso tomar decisão sozinho”).


TERCEIRO ENSINAMENTOSe quiser abençoar alguém, faça algo de proveito.

Pois bem, o v. 10 nos informa então que o CASAL decidiu fazer o bem para o Profeta e fizeram um quartinho onde ele pudesse descansar sempre que os visitassem.  Que ato nobre!  Como aquele quarto seria útil para o profeta...

Agora, tem gente que pensa que para o próximo, qualquer coisa serve.   E olha que na igreja, isso costuma ser bastante comum.   Se, por exemplo, tem uma campanha para donativos aos carentes, parece que a igreja se transforma numa companhia de limpeza. A pessoa trás camisa rasgada, sapato com ar condicionado (aqueles que vêm com um buraco bem embaixo, na sola); o cara trás ventilador sem hélice, ferro elétrico sem resistência, feijão estragado pra cesta básica...

Se você quer abençoar uma pessoa, se você quer ajudar uma pessoa, faça algo que seja útil e que seja de proveito.  Lixo, você joga fora!    -   Jesus disse a respeito de dois grandes mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Então, se uma coisa não serve mais para mim, não serve para o meu próximo!


QUARTO ENSINAMENTOSe você quer tratar bem o outro, faça com desvelo.

 Veja que coisa linda o vv. 12-13 – “Ele mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita. Ele a chamou e, quando ela veio, Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você?...”   -   A Versão de Almeida diz assim:  “Tu tens nos tratado com abnegação e desvelo...”

Sabe o que significa  “DESVELO”?  Significa grande ajuda“você tem nos tratado com amizade, com dedicação, com cordialidade”.    Você quer tratar bem uma pessoa, trate assim!   Você quer ajudar alguém, quer cuidar de alguém? Você tem que ter esse princípio!!!     -    Você quer ajudar alguém da igreja? Esse é o principio...     -   O profeta, percebeu, que aquela mulher o tratava com carinho, com dedicação, com desvelo...

E há mais uma coisa importante aqui.  A pergunta do Profeta foi“O que podemos fazer por você...?”   -   Parou para pensar nisso?  Diz o texto que aquela mulher era rica e com certeza ela tinha tudo que precisava...    E aqui nós aprendemos a lição do reconhecimento, da gratidão, da reciprocidade.   E isso é importante porque tem muita gente que é ingrata, cospe no prato que comeu, não reconhecem nada do que se faz por elas.   (Você pode ter ajudado a pessoa milhares de vezes, mas na hora que você não ajudar, ela vira a cara para você).

Portanto, quando alguém faz o bem para você, coloque isso no seu coração: reconheça o bem que a pessoa te faz, por menor que seja, tenha gratidão;  reconheça o bem que te fez e seja recíproco.
Este é o Quarto Ensinamento: Se você quiser tratar bem o outro, faça com desvelo...



QUINTO ENSINAMENTO: Quando um homem de Deus falar, acredite!

  v. 14 – “Mais tarde Eliseu perguntou a Geazi: “O que se pode fazer por ela?”.  Ou seja, Eliseu insiste, troca idéias com Geazi:  “Geazi, vê se essa mulher precisa de alguma coisa. Eu quero ser grato, eu quero dar a minha reciprocidade... investiga a vida dela e vê se há alguma coisa que eu possa fazer por ela”.    E no mesmo versículo Geazi respondeu para Eliseu: “Bem, ela não tem filhos...”

E os vv. 15-16 nos informam que Eliseu mandou chamá-la e profetizou para ela: “Por volta desta época, no ano que vem,  você estará com um filho nos braços”.
“Quando um homem de Deus falar, acredite”.   – E isso aqui é uma crise tremenda! Olha, .... o que tem de gente por aí falando em nome de Deus ... é uma desumanidade!   É o tal de“Deus mandou te dizer..  Deus me revelou....”.  Irmãos, eu creio em revelação!  Eu creio que Deus pode usar uma pessoa e mandar que ela diga algo para outra, sim, por meios concretos. Mas eu não creio em “revelamento”, em gente falando em nome de Deus quando não está autorizado a fazê-lo.

Mas eu quero dizer uma coisa para você: quando um homem de Deus falar alguma coisa pra você, pode acreditar, porque Deus respalda a palavra de um homem que é fiel à Ele. Quando um homem de Deus te falar, acredite!

Agora, porque tem tantos picaretas por aí, disfarçados de homem de Deus, o povo passa a ficar incrédulo, passa a duvidar. Mas mesmo diante de tantos picaretas, inclusive com nome de pastor (não é porque tem o titulo de pastor que não é picareta. Picareta tem em todo lugar: tem médico picareta, advogado picareta, político picareta, empresário picareta... tudo que é lugar tem picareta)... mas graças a Deus, ainda temos homens de Deus nesta nação, gente compromissada com Deus e que Deus respalda sempre com sua palavra.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Profeta Eliseu: - v. 17: “Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho”.