1. Lembrem-se de que multidão vocês têm para
agradar; e quando vocês agradarem a alguns, quantos mais permanecerão
insatisfeitos, e quantos ainda permanecerão insatisfeitos depois que vocês
derem o seu melhor.
Infelizmente
somos completamente inaptos para observar a todos que nos observam e que se
agradariam de nós. Vocês são como alguém que só tem 12 moedas no bolso e mil
mendigos vêm rodeá-los em busca delas, e cada um deles ficará insatisfeito se
não puder ter todas elas. Se vocês decidirem dar tudo que tem para os pobres, e
fizerem isso para agradar a Deus, vocês poderão atingir seu objetivo. Mas se
vocês derem tudo para agradar a eles, quando tiverem agradado aqueles poucos
que receberem alguma coisa, talvez o dobro deles irá insultá-los e amaldiçoá-los
porque não ganharam nada. O mendigo que for mais rápido irá declarar que vocês
são generosos, e o que for mais lento proclamará que vocês são mesquinhos e
impiedosos. Dessa forma vocês terão mais gente para ofendê-los e desonrá-los do
que para confortar-lhes com seus elogios, se é que era esse o conforto que
vocês buscavam.
2. Lembrem-se que todos os homens são tão
egocêntricos, que as suas expectativas serão sempre mais altas do que vocês
jamais serão capazes de satisfazer.
Eles não considerarão suas dificuldades,
afazeres, ou o que quer que vocês façam pelos outros. A maior parte deles
procurará ter tanto para si como se vocês não tivessem ninguém mais para pensar
a não ser neles. Muitas e muitas vezes, quando tive uma hora do dia para
gastar, uma multidão (cada um deles) esperava que eu passasse aquela hora
consigo. Quando eu visito um, freqüentemente há dez que se ofendem porque não
estou visitando-os na mesma hora. Quando estou falando com um, muitos outros se
ofendem porque não estou falando com eles ao mesmo tempo. Se aqueles com quem
converso me consideram cortês, humilde, e respeitável, aqueles com quem não
consegui conversar, ou só pude dirigir uma palavra, me considerarão descortês e
antipático. Quantos já me censuraram porque não lhes dei o tempo que Deus e a
minha consciência me mandaram gastar em algum trabalho maior e mais necessário!
Se vocês têm algum cargo ou função para preencher, ou um privilégio para
conceder, que só uma pessoa pode receber, todos se consideram os mais indicados
para recebê-lo. E se você agradou aquele que recebeu, deixou insatisfeitos
todos os outros que nada receberam e foram privados dos seus desejos.
"Quando eu visito um,
freqüentemente há dez que se ofendem porque não estou visitando-os na mesma
hora."
3. Vocês têm um grande número de pessoas para
agradar que são tão ignorantes, irracionais e débeis, que consideram suas
maiores virtudes como defeitos e que não sabem distinguir quando vocês fazem
alguma coisa boa ou ruim.
E
não há ninguém que censure tão severamente como aqueles que menos entendem as
coisas que estão censurando. Muitas e muitas vezes meus sermões e os de outros
foram criticados, e abertamente difamados, por aquilo que nunca esteve neles,
devido a ignorância ou falta de atenção de algum ouvinte mais crítico. Até
mesmo por aquilo que os sermões falavam contra acabavam sendo repreendidos
porque nunca foram compreendidos. Especialmente aqueles sermões com um estilo
fechado, livre de tautologia, em que cada palavra precisa ser muito bem
definida para evitar confusão, serão freqüentemente distorcidos e atacados.
4. Vocês terão muitos zelotes facciosos para
agradar que, sendo estranhos ao amor à santidade, à cristandade e à unidade,
são governados pelo interesse por alguma opinião ou grupo.
E esses nunca estarão satisfeitos
com vocês a não ser que vocês venham para lado ou partido deles, e se adaptem
às suas opiniões. Se vocês não forem abertamente contra eles, mas procurarem
reconciliar a todos e pôr um fim nas diferenças da igreja, eles os odiarão por
não promover as opiniões deles e ainda enfraquecê-los através de abomináveis
sincretismos. Assim como na guerra civil, também na guerra eclesiástica os
atiçadores não conseguem suportar os pacíficos. Se vocês forem neutros, serão
considerados inimigos. Ainda que vocês dêem o máximo por Cristo, pela santidade
e pela fé comum, tudo isso será nada, a não ser que vocês sejam também por eles
e seus conceitos.
5. A maior parte do mundo é formada por pessoas que
odeiam a santidade e tem uma sagaz inimizade contra a imagem de Deus, não tendo
sido renovadas pelo Espírito Santo.
Esses não se agradarão de vocês a não ser que
vocês pequem contra o Senhor, e ajam como eles agem. 1 Pedro 4:3-5,
"Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos
gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias,
bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que
não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão, os quais hão de prestar
contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos." Se vocês lhes
falarem sobre o seu pecado, vocês serão considerados como Ló entre os
sodomitas, homens ocupados que chegam entre eles fazendo as vezes de juiz, para
controlá-los. Se vocês não forem tão maus quanto eles são , vocês serão chamados
de arrogantes, metidos e hipócritas (ou talvez algo pior). O mesmo ocorrerá se
vocês, por sua abstinência (mesmo que não digam nada), parecerem repreender a
sensualidade e o desrespeito a Deus que eles demonstram. Entre os insanos vocês
precisam bancar os insanos se quiserem escapar das suas presas injuriosas. Será
que vocês podem ter alguma esperança de agradar a homens assim?
"Pecadores inveterados negam-se
a ir para o inferno sozinhos. É um tormento para eles verem outros em melhor
estado que o seu."
6. Entre aqueles que precisarão agradar, vocês se
depararão com inimigos satânicos de Deus, e homens de consciência cauterizada e
perversa, os quais são maliciosos e cruéis, e não ficarão satisfeitos com nada
a não ser com alguma iniqüidade terrível, e com a destruição de das almas de
vocês, e com a possibilidade de levar outros à perdição.
São como aquele monstro de
Milão, que quando punha de joelhos seu inimigo, o fazia blasfemar contra Deus
na expectativa de salvar sua vida, e então o apunhalava considerando aquela uma
justa vingança, pois matava o corpo e condenava a alma de uma só vez. Há no
mundo aqueles que farão tão abertamente o trabalho do diabo, que corromperiam
as consciências de vocês com os mais horríveis perjúrios, perfídias e
impiedades, a fim de triunfar sobre suas miseráveis almas. Se vocês responderem
a eles que não podem agradá-los, a não ser sendo desonestos e desagradando a
Deus e pecando contra o conhecimento e a consciência, e pondo em risco a sua
própria salvação, eles retrucarão apenas com um gracejo zombeteiro diante
desses argumentos e esperarão que vocês aventurem suas almas em seguir suas
opiniões, e se preocupem tão pouco com Deus e suas almas quanto eles mesmos
fazem. Pecadores inveterados negam-se a ir para o inferno sozinhos. É um
tormento para eles verem outros em melhor estado que o seu. Aqueles que são
cruéis e impiedosos consigo mesmos, e não têm pena de suas próprias almas, mas
as vendem por uma prostituta, ou por uma promoção, ou por honra, ou por
prazeres sensuais, dificilmente terão misericórdia da alma alheia: Mateus
27:25, "E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre
nossos filhos!"
7. Vocês terão homens duros, implicantes, não
caridosos e injustos para agradar; os quais farão com que "por causa de uma
palavra condenam um homem, os que põem armadilhas ao que repreende na porta, e
os que sem motivo negam ao justo o seu direito." Isaías 29:20,21.
Esses não têm nenhum traço
daquela caridade que cobre faltas e interpreta palavras e ações favoravelmente.
Também não têm nada daquela justiça que faz com que um homem faça aos outros
como quer que lhe façam, e julgue ao próximo como gostaria de ser julgado.
Entretanto, como julgam sem misericórdia, provavelmente serão julgados sem
misericórdia. Eles ficam felizes quando encontram algum assunto em que possam
repreendê-los e quando encontram um (verdadeiro ou falso) eles jamais o
esquecerão, mas insistirão nele como a mosca insiste em voltar ao local
infectado.
8. Vocês terão que agradar pessoas passionais,
cujos julgamentos são cegados, e que não são capazes de serem satisfeitas.
São como o doente e ferido que
sente dor a qualquer toque e que, por fim, como disse Sêneca, sente dor com a
própria presunção de que foi tocado. Como podem agradar a esses se a insatisfação
é a sua enfermidade, que habita no interior deles, no âmago do seu próprio
coração?
9. Vocês verão que a disposição de condenar e
criticar é um hábito comum, e apesar de poucos serem competentes para julgar as
ações de vocês, por não estarem suficientemente a par da sua rotina diária,
praticamente todos se aventurarão a reprová-los.
Um entendimento orgulhoso e
presunçoso é um defeito muito comum. Esse tipo de conhecimento se considera
capaz de julgar qualquer coisa assim que ouve apenas uma pequena porção do
tema, e não tem consciência de sua própria falibilidade, apesar de
experimentá-la diariamente. Poucos estão perto de vocês e nenhum no seu
coração, de forma que todos desconhecem as circunstâncias e as razões de tudo
que vocês fazem. Também não ouvem o que vocês têm a dizer por si mesmos e mesmo
assim insistem em censurá-los, sendo que talvez os tivessem absolvido se ao
menos ouvissem as suas explicações. É raro encontrar alguém, mesmo entre
aqueles que professam a maior sinceridade e que são muito cuidadosos e zelosos
de não pecar, que não tenha a capacidade ou o chamado para executar esse tipo
de julgamento precipitado e desprovido de fundamento.
10. Vocês vivem entre tagarelas incontroláveis e
contadores de histórias que divertem outros lançando acusações contra vocês.
Quem é que tem ouvidos e nunca teve algum desses vermes tentando ocupar-se
deles?
Talvez um ou
outro homem mais correto, cuja face zangada espantou essas línguas fofoqueiras
pra longe de si. E tudo que é coisa será dita nas costas de vocês quando não
tiverem como responder. E se houver um homem a quem os ouvintes estimam, e que
acuse e calunie vocês, então eles acharão correto acreditar nele. E a maioria
daqueles que são amigos desse homem, ou do seu partido, ou têm interesses
semelhantes, certamente o considerarão honesto e portanto crerão nele. E não é
incomum uma pessoa sábia, inteligente e piedosa se precipitar em repetir algum
relato da boca de outros e aí o ouvinte pensa que está totalmente justificado
em acreditar nela e repassar a mesma história a outros. O próprio Davi, pela
tentação de Ziba, foi levado a injustiçar Mefibosete, o filho do seu grande e
digno amigo. 2 Sm. 16:3. Não surpreende então, que Saul tenha dado ouvidos a
Doegue, para amaldiçoar Davi e matar os sacerdotes. Pv. 18:8 "As palavras
do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do
ventre." Pv. 26:20 20 "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo
maldizente, cessa a contenda." E enquanto esses estiverem ainda perto dos
homens e vocês longe, é fácil para eles persistirem nas mais odiosas
representações das mais louváveis ações de uma pessoa.
"Experimentem servir aos homens
da forma mais submissa e cuidadosa que puderem e, ao final, algum acidente ou a
frustração de alguma das injustas expectativas nutridas por eles fará com que
tudo o que vocês já fizeram seja esquecido."
11. A imperfeição do entendimento e da piedade dos
homens é tão grande, que mesmo as mais sensatas diferenças de julgamento,
levarão à injúria e ao desprezo aos irmãos.
Alguém está plenamente confiante de que sua
visão é a correta, outrem está plenamente convencido do contrário. Quem não
percebe a que contendas e insultos essas diferenças conduzem, já tendo um certo
tempo de vida, não perceberá jamais. Não precisamos ir a Paulo e Barnabé para
um exemplo (esse foi um caso bem mais leve); nem a Epifânio, Jerônimo e
Crisóstomo; nem àquelas eras trágicas daqueles bispos conflituosos, que viveram
antes de nós na igreja oriental e ocidental: cada um pensando que sua causa era
tão clara que o justificava em tudo que dizia e fazia contra os que ousavam
pensar de forma diferente. E certamente vocês devem esperar certo desconforto
por parte de homens bons e cultos, quando a igreja sente tão terríveis choques,
sangrando até hoje em divisões tão horrendas, por causa dos restos daquele
orgulho e ignorância de que seus reverendos guias continuam sendo culpados.
12. Vocês terão homens de grande inconstância para
agradar. Em um momento eles estarão prontos a louvá-los como se fossem deuses e
no instante seguinte prontos para apedrejá-los como se fossem demônios; como
fizeram com Paulo e com o próprio Cristo.
Que inconstante é a mente do homem! Especialmente a
mente dos comuns e mundanos! Passem todos os dias da sua vida construindo sua
reputação sobre essa areia e um único sopro de vento ou de tempestade a
derrubará e todo o seu esforço e trabalho estará perdido. Experimentem servir
aos homens da forma mais submissa e cuidadosa que puderem e, ao final, algum
acidente ou a frustração de alguma das injustas expectativas nutridas por eles
fará com que tudo o que vocês já fizeram seja esquecido. Então vocês deixarão
este mundo com o lamento de Wolsey: "Se eu tivesse servido a Deus com a
fidelidade que servi ao homem, teria sido melhor recompensado, em vez de ser
abandonado na minha agonia." Quantos já caíram pelas mãos ou olhares
carrancudos daqueles cujo favor haviam encarecidamente adquirido, talvez
pagando o preço da sua própria salvação! Se algum dia vocês puserem tanta
confiança em um amigo, sem considerar a possibilidade dele vir a se tornar
algum dia um inimigo, então vocês não conhece os homens; e talvez sejam levado
a conhecê-los melhor, pagando um alto preço.
13. Todo homem será envolvido, inevitavelmente,
pelo próprio Deus, em alguns deveres que correm o risco de ser mal
interpretados e que têm uma aparência externa de coisas más. Com isso ofenderão
aqueles que não conhecem todas as circunstâncias internas.
Assim, boa parte da história é pouco
digna de respeito; porque as ações de pessoas públicas são julgadas com
parcialidade por aqueles que escrevem sobre elas. Eles escrevem mais por ouvir
dizer; ou só conhecem o exterior e as aparências das coisas, e não o espírito,
a vida e a realidade do caso. Os homens não escolhem seus deveres. Deus os
determina pela Sua Lei e providência. E muitas vezes Ele se agrada em provar
seus servos dessa forma: muitas das circunstâncias de seus atos permanecem
ocultos aos homens. Estes os justificariam se o soubessem, mas acabam
considerando-os pessoas publicamente escandalosas, porque não as conhecem. Quão
parecido com o mal foi o fato de os israelitas tomarem os bens dos egípcios!
Assim também a tentativa de Abraão de sacrificar seu filho; também Davi comendo
os pães da proposição e dançando quase nu diante da arca. Cristo comendo e
bebendo com publicanos e pecadores, Paulo circuncidando Timóteo e a sua
purificação no templo. Não é surpresa que José tenha pensado em abandonar Maria
até que ele tivesse evidência da sua milagrosa concepção. E quão merecedora de
reprovação ela era, por parte daqueles que não conheciam os fatos! Portanto,
quão vazio é o julgamento do homem! E quão contrário ele é freqüentemente à
verdade! E com que cautela a história precisa ser lida! E quão
aguardado é o grande dia do Senhor, quando toda censura humana será censurada
com justiça!
"Se eu aceito uma promoção sou
ambicioso, orgulhoso e mundano. Se recuso, por mais humildemente que o faça,
eles dirão que estou descontente e querendo criar confusão e discórdia. Se eu
não pregar quando sou proibido de fazê-lo serei acusado de abandonar o chamado
que recebi e obedecendo a homens, contrariando a Deus. Se eu pregar serei
chamado de desobediente e rebelde."
14. A perversidade de muitos é tal que eles exigem
de vocês coisas contraditórias e até impossíveis só para deixar claro que eles
estão decididos a nunca gostar de vocês.
Se João jejua eles dizem que "tem
demônio", se Cristo vem "comendo e bebendo", dizem, "vejam
um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores" Mateus
11:18,19. Se o julgamento e a prática de vocês adaptarem-se aos requisitos de
seus superiores, especialmente quando estes mudam alguma coisa, vocês serão
considerados meros aduladores e contemporizadores. Se não for assim, serão
considerados desobedientes, rebeldes e sectários. Se vocês falarem moderada e
gentilmente eles os chamarão de bajuladores e dissimulados. Se falar mais
livremente, mesmo quando necessário, dirão que é grosseiro. Se eu aceito uma
promoção sou ambicioso, orgulhoso e mundano. Se recuso, por mais humildemente
que o faça, eles dirão que estou descontente e querendo criar confusão e
discórdia. Se eu não pregar quando sou proibido de fazê-lo serei acusado de
abandonar o chamado que recebi e obedecendo a homens, contrariando a Deus. Se
eu pregar serei chamado de desobediente e rebelde. Se ajudar um amigo ou
parente a conseguir uma posição para a qual ele não é adequado ou que irá
prejudicar a outrem; se eu atendo-lhe o pedido, serei chamado de desonesto, que
por parcialidade prejudiquei a outros. Se negar-lhe o desejo, serei considerado
antinatural e não amigo, e pior que um infiel. Se eu der ao pobre enquanto
tenho o que dar, serei reprovado ao parar de dar quando não tiver mais. Aqueles
que não sabem se vocês têm ou não para dar, ficarão descontentes se vocês não
derem e se por muitos anos vocês permanecerem dando livremente, será tudo
considerado nada se tiverem que cessar, não importando se pararam porque seu
estoque acabou ou porque outro teve que ser objeto da sua caridade. Se vocês
sofrerem algum dano em relação aos seus bens e forem à justiça, dirão que são
contenciosos; se vocês deixarem tudo como está e sofrerem o dano então dirão
que vocês são tolos e idiotas. Se fizerem alguma obra de caridade à vista dos
homens, dirão que são hipócritas e o fazem para receber aplausos; se fizerem
secretamente, de forma que ninguém saiba, dirão que são cobiçosos e não têm
boas obras e que apesar de professar a religião vocês não fazem o bem. Se vocês
forem alegres e divertidos eles os reprovarão porque são levianos e fúteis. Já
se forem mais sérios e tristes, serão chamados de melancólicos e descontentes.
Em uma palavra, façam o que fizerem, tenham a certeza de que sempre alguns os
condenarão. E fazendo ou não fazendo, falando ou calando, certamente vocês
desagradarão e nunca escaparão das censuras do mundo.
15. Há entre os homens uma contrariedade tão grande
de julgamentos, disposições e interesses que eles nunca concordarão entre si.
E se vocês agradarem a um, o
resto ficará descontente. Aquele que vocês agradarem é considerado inimigo para
outro e, assim, vocês desagradam seu inimigo agradando a eles. Às vezes,
diferenças de estado dividem reinos em partidos e um partido ficará descontente
com vocês se vocês forem do outro, e ambos ficarão se vocês forem neutros ou
não gostarem de nenhum dos dois. Cada partido acha que sua causa justifica
qualquer acusação que façam contra vocês ou títulos odiosos que queiram lhes
conceder e até mesmo sofrimentos que possam querer lhes infligir. Diferenças e
grupos sempre existiram na igreja e vocês não podem ter a opinião de todos os
partidos. Quando há tal abundância de conceitos, vocês não podem concordar com
todas elas ao mesmo tempo. E se vocês forem de um partido, desagradarão os
demais. Se aderirem a um lado em opiniões controversas, o outro lado os
considerará hereges e é impressionante até que ponto os interesses deles podem
levá-los. Metade do mundo cristão, nos dias de hoje, condena o outro lado de
ser cismático, para dizer o mínimo; e a outra metade faz o mesmo com a
primeira. E será que vocês podem ser papistas, protestantes e gregos, e tudo
mais? Se não, vocês terão que desagradar tantos quantos agradam. E ainda mais,
se homens inconstantes ficam mudando o tempo todo, eles esperam que vocês mudem
tão rápido quanto eles, e qualquer que sejam seus interesses conflitantes vocês
terão que segui-los. Em um ano vocês precisarão jurar e no ano seguinte terão
que desfazer o juramento. Qualquer causa ou ação que eles abraçarem, por mais
diabólica que seja, vocês terão que aprovar ou permitir, e tudo que eles
fizerem vocês terão que dizer que é bem feito. Em uma palavra, vocês terão que
treinar sua língua a dizer ou jurar qualquer coisa, e terão que vender sua
inocência e colocar sua consciência totalmente a serviço deles, ou não poderão
agradá-los. Micaías precisa dizer, com os outros profetas, "Vá e
prospere", senão será odiado por não profetizar coisas boas para Acabe,
mas somente coisas más. 1 Rs 22:8. E como poderão servir a todos os interesses
de uma só vez? Parece que a providência divina embaralhou, de propósito, os
assuntos do mundo, para tentar e envergonhar todos os que procuram agradar a
homens e os contemporizadores que estão debaixo do sol. É evidente então, que
para agradar a todos você precisa falar e ficar calado, ratificar contradições,
estar em muitos lugares ao mesmo tempo, ter a mente e seguir o caminho de
muitos homens. De minha parte, pretendo ver o mundo tendo um pouco mais de acordo
entre si, antes de ter como minha ambição agradá-lo. Se vocês podem reconciliar
todas as suas opiniões e interesses, o estado de coisas, as disposições, e
fazer com que todos tenham uma só mente e vontade, só então passem a ter
esperança de agradá-los.
16. Se vocês se sobressaírem em alguma qualidade
pessoal ou atividade, mesmo isso não os isentará da difamação na direção
oposta; tal é a irracionalidade dos homens maliciosos.
Nada neste mundo pode proteger
vocês das línguas fofoqueiras e difamadoras. A perfeita santidade de Jesus
Cristo não o livrou de ser chamado de glutão, bebedor de vinho e amigo de
publicanos e pecadores. O esplêndido desprezo que ele tinha pelas honras e
pompas mundanas, e a sua sujeição a César, não evitaram que ele fosse ultrajado
e crucificado como inimigo do imperador. A grande piedade dos antigos cristãos
não os livrou de calúnias vulgares que diziam que eles se reuniam no escuro
para cometer torpeza, e também não os livrou do clamor da turba: "Fora com
os impíos", provocada porque os cristãos eram contra a adoração dos ídolos
que eles idolatravam. Conheço pessoas que deram tudo o que tinham para os
pobres, exceto a própria comida e mais algumas coisas indispensáveis, e ainda
assim (apesar das coisas serem de valor considerável) foram reprovadas como
tendo sido inclementes em relação àqueles que não receberam tanto quanto
esperavam. Muitos, cujas vidas inteiras foram de castidade incorruptível, foram
difamados por rumores escandalosos de impureza. Os mais eminentes santos foram
difamados como culpados dos mais horrendos crimes, que nunca sequer passaram
pelo pensamento deles. A coisa que eu mais busquei nos meus estudos e com que
mais me preocupei sempre foi a reconciliação, unidade e paz entre os cristãos.
Sempre escrevi contra a falta de amor, a turbulência e a divisão. Mas,
surpreendentemente, há muitos cujo interesse e malícia os fez acusarem-me
exatamente daquele pecado que gastei meus dias, meu zelo e meus estudos para
atacar. Com que freqüência facções contrárias me acusaram com acusações
perfeitamente opostas! Não consigo pensar em nada que eu faça neste mundo que
deixe de ofender alguém; nem em deveres tão grandes e claros que não sejam
chamados de pecado; nem numa auto-renúncia tão grande (mesmo com o risco da
própria vida) que não seja chamada de egocentrismo; ou algo totalmente puro que
não seja considerado exatamente o contrário. Portanto, em vez de servir a este
injusto e malicioso mundo, eu desprezo as suas cegas e injustas censuras e
recorro ao infinitamente justo Deus.
17. Se vocês planejam manter um nome honrado quando
morrerem, considerem bem o poder que uma facção prevalecente pode ter de
corromper a história da sua vida e representá-los para a posteridade de forma
perfeitamente contrária àquilo que vocês são.
E é difícil para a posteridade avaliar qual
história é produto de mentiras maliciosas e vergonhosas, e qual é a verdade
imparcial. Quantas histórias contraditórias há por aí sobre pessoas e ações
particulares, escritas por homens da mesma religião: como é o caso do Papa
Gregório VII e os imperadores que brigaram com ele; e sobre o Papa João, e
muitos outros parecidos. Casos em que vocês podem ler grande quantidade de
historiadores posicionando-se de um lado ou de outro.
18. Lembrem-se de que os maiores santos e apóstolos
nunca puderam agradar o mundo, nem escapar das suas censuras, calúnias e
crueldades.
Não;
nem mesmo o próprio Jesus escapou. E vocês acreditam honestamente que podem
agradá-lo melhor que Cristo e seus santos puderam? Vocês não têm a sabedoria
que Cristo tinha para agradar aos homens e evitar ofensas. Vocês não possuem a
perfeita inocência e ausência de culpa que Cristo tinha. Vocês não podem curar
as doenças e enfermidades deles, e fazer a eles aquele bem que poderia
agradá-los e ganhá-los, como Cristo fez. Vocês não podem convencer e
constranger a eles para que os reverenciem por seus muitos milagres como Cristo
fez. E será que vocês podem imitar um padrão tão elevado como o estabelecido
pelo santo, paciente, amoroso e infatigável apóstolo Paulo? Atos 20; 1 Cor 4;
9; 2 Cor 4; 5; 6; 10; 11; 12. Se não podem, como poderão agradar àqueles que
não se satisfizeram com tais inimitáveis obras de amor e poder? Quanto mais
Paulo amava alguns de seus ouvintes, menos ele era amado (2 Cor 12:15). Eles o
consideraram um inimigo por lhes dizer a verdade (Gl 4:16). Apesar de ele ter
se tornado todas as coisas para todos os homens, ele apenas pôde salvar alguns
e agradar alguns (1 Cor 9:22). E o que são vocês para que sejam mais bem
sucedidos que ele?
"Será que os homens serão
satisfeitos por meio de coisas que eles odeiam?"
19. Piedade, virtude, e até mesmo honestidade, não
agradam ao mundo e, portanto, vocês não devem ter esperanças de agradá-los com
coisas que os desagradam.
Será
que os homens serão satisfeitos por meio de coisas que eles odeiam? E por meio
daquelas ações que eles podem sentir que são as mesmas que os acusam e
condenam? E se vocês forem ímpios e depravados para agradá-los, vocês estarão
vendendo suas almas, suas consciências e seu Deus, só para satisfazê-los.
Lembre-se que Deus e eles não se agradam dos mesmo caminhos. E qual dos dois
vocês acham que deve ser satisfeito primeiro? Se vocês o desagradarem em favor
deles, é certo que pagarão um alto preço.
20. Os homens não se agradam nem mesmo de Deus;
aliás, ninguém desagrada a tantos, e tanto, como Ele.
E será que vocês podem fazer
mais do que Deus para agradá-los? Ou será que vocês merecem o favor deles mais
do que Ele? Eles se desagradam dEle diariamente por causa da sua providência:
um quer chuva enquanto o outro não quer. Um quer ventos para ajudar na sua
viagem e o outro os quer soprando em outra direção. Um grupo fica desgostoso,
porque outro está feliz e exaltado. Cada um dos adversários quer que a sua causa
seja bem-sucedida e que a vitória seja sua, cada rival quer que tudo penda para
o seu lado. Eles querem que Deus seja dirigido por eles e se adapte a eles e a
seus interesses mais injustos, e à vontade dos mais depravados, e aja como se
eles fossem donos dEle, e seja um servo dos seus prazeres. Se não for assim,
eles não se agradarão dEle. E a Sua natureza santa, Sua imaculada Palavra, Seus
santos caminhos, desagradam-nos mais ainda do que a sua providência do
dia-a-dia. Eles ficam incomodados por Sua Palavra ser tão rígida e precisa, e
porque Ele lhes ordena uma vida tão santa e disciplinada, e também porque Ele
ameaça todos os ímpios com condenação. Deus precisa alterar suas leis,
torná-las mais flexíveis, adaptá-las aos interesses carnais e às cobiças deles,
dizer o que eles querem ouvir, antes que eles possam aceitar (a não ser que Ele
transforme suas mentes e corações). E será que vocês imaginam que eles ficarão
satisfeitos com Deus no final, quando Ele cumprir suas ameaças? Quando Ele os
matar e tornar seus corpos em pó e suas almas culpadas forem lançadas no
tormento e no desespero?
"Os homens não se agradam nem
mesmo de Deus; aliás, ninguém desagrada a tantos, e tanto, como Ele."
21. Como vocês poderão agradar a homens que não se
agradam a si mesmos?
Seu
próprio desejo e escolhas os satisfarão por muito pouco tempo. Como crianças,
eles logo se entediam com aquilo pelo que clamavam. Eles precisam
desesperadamente tê-lo, e quando têm, aquilo passa a ser como nada e é jogado
fora. Não se satisfazem tendo e deixando de ter. São como pessoas enfermas que
anseiam por todo tipo de comida e bebida, e quando finalmente podem tê-los não
conseguem engoli-los, porque a enfermidade ainda está dentro deles e lhes causa
desconforto. Quantos e quantos enfrentam problemas e atormentam-se por causa de
paixões e bobagens dia após dia! E será que vocês conseguirão agradar a esses
auto-destruidores?
22. Como poderão agradar a todos os outros homens
se não podem agradar nem a si mesmos?
Se vocês são pessoas tementes a Deus e sentem
o fardo dos seus pecados, e têm vida suficiente para serem sensíveis às suas
mazelas, eu ouso dizer que não há ninguém no mundo tão desgostoso de vocês
quanto vocês mesmos. Vocês carregam consigo, e sentem no íntimo, aquilo que os
desagrada mais do que todos os inimigos que possam ter no mundo. Suas paixões e
corrupções, sua falta de amor a Deus, e a sua distância em relação a Ele e ao
porvir; a imperfeição diária de seus deveres e sua vida, são o seu fardo
diário, e os desagradam mais que tudo. E se vocês não são capazes, sábios e
bons o suficiente para agradarem-se a si mesmos, poderão ser capazes, sábios e
bons o suficiente para agradar o mundo? Assim como seus pecados estão mais
próximos de vocês mesmos, assim ocorre com as suas graças; e assim como vocês
conhecem mais maldade sobre si mesmos do que os outros, assim vocês conhecem
mais bondade. Um pequeno fogo não aquecerá a casa se não consegue aquecer a
lareira em que repousa.