quarta-feira, 20 de junho de 2012

A MORTE DA FÉ






Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo (Mateus. 23,26).

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia (Mateus. 23, 27).



A rotina se repete! Todos os domingos de manhã nas igrejas, milhares de cristãos cantam com grande emoção sobre o seu "amor apaixonado por Deus" e cantam sem sentir vergonha do seu compromisso com Cristo. O que me surpreende é a extensão do engano envolvido nisso. Me lembrei de um cidadão (A. W. Tozer) que disse: "Os cristãos não falam mentiras...eles simplesmente cantam". Porque o "cristianismo de lanchonete" apela às massas - e, com isso, digo a abordagem seletiva da obediência -, muitos que talvez, um dia, seguiram o Senhor, mas desviaram-se do estreito caminho que leva à cruz. Como conseqüência, tentam projetar exteriormente o que está faltando interiormente.

Os fariseus foram um exemplo extremo disso. Suas ações exteriores expressavam a obediência estrita aos mandamentos da Lei, mas interiormente alguma coisa estava errada, o coração deles estavam distantes de Deus (Mateus 23.23,28).

Estas palavras são um alerta  para os cristãos de hoje, porque elas revelam o perigo de viver por padrões exteriores sem ter uma mudança real no coração. Esses líderes religiosos obedeciam extremamente aos mandamentos bíblicos que governavam o comportamento, mas ignoravam aqueles mandamentos que só podem ser obedecidos internamente, a partir de uma vontade submissa. Por fora pareciam "lindos". Por dentro, estavam cheios de cobiça e tolerância com os próprios pecados. Por fora pareciam limpos. Por dentro, não tinham interesse pelos outros. Era tudo uma representação!

As mesmas palavras poderiam ser expressas em muitas das nossas igrejas hoje: "Ai de vocês, pseudocrentes! Vocês vão à igreja todo domingo. Pagam os dízimos. Agradecem antes de todas as refeições e lêem um texto da "caixinha de promessas" diariamente. Mas sua falta de piedade verdadeira é mostrada por sua falta de consideração pelos outros. Vocês vivem para si, com quase nada deixado para os outros. Por fora, parecem justos aos homens, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e ilegalidade".

As palavras de Jesus aos fariseus não foram uma demonstração de irritação, mas uma tentativa final de despertá-los e salvá-los! Ninguem gosta de ouvir palavras duras, mas, às vezes, uma forte repreensão é a única coisa que faz uma pessoa despertar do seu engano.

E não esqueçam: "Apenas experiências espirituais não constituem conversão".



Fiquem na presença (e atitudes) do nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo.



Sérg10 Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui