domingo, 15 de julho de 2012

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA - UMA FALSA DOUTRINA




Contudo dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Ora, se o filho proceder com retidão e justiça, e guardar todos os meus estatutos, e os cumprir, certamente viverá.
A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele (Ezequiel 18. 19 e 20).




Podemos começar o debate acerca desta polêmica, citando alguns "Conceitos Heréticos Sobre Maldição Hereditária".

Definição de Maldição Hereditária: "A maldição é a autorização dada ao diabo por alguém que exerce autoridade sobre outrem, para causar dano à vida do amaldiçoado... A maldição é a prova mais contundente do poder que têm as palavras. Prognósticos negativos são responsáveis por desvios sensíveis no curso da vida de muitas pessoas, levando-as a viver completamente fora dos propósitos de Deus... As pragas se cumprem." Jorge Linhares, em Bênção e Maldição, pg. 16.
Resumindo – Essa teoria antibíblica tem a maldição como uma entidade em si mesma que precisa apenas que alguém desencadeie o processo inicial, que é um pecado cometido por uma pessoa num passado remoto ou recente; depois disso, passa a agir com total independência. Não Lega em conta a responsabilidade pessoal. Diz Marilyn Hikey, em seu livro Quebre a Cadeia da Maldição Hereditária: "...mas a maldição da sua terra não foi transmitida pelo pecado pessoal deles ou mesmo dos ancestrais, mas pelos habitantes anteriores (os índios sioux)."




A maldição hereditária surgiu no seio das igrejas neo-pentecostais e tem encontrado abrigo até mesmo em algumas igrejas tradicionais. Crentes que, devido ao tempo de novo nascimento, já deveriam ser mestres na Palavra, estão sendo levados por estes ventos de doutrinas falsas que não resistem a um pequeno “esbarrão” da Palavra de Deus.

A doutrina da quebra de maldição consiste no ensino de que as pessoas, crentes ou não, são em geral alvo de maldições proferidas contra elas por seus antepassados, normalmente num momento de irritação ou algo semelhante. Segundo esse ensino, a mãe que disse ao filho rebelde: “Você vai se dar mal na vida. Não será ninguém se continuar assim.”, já pronunciou, com isso, uma maldição contra seu filho. Eles crêem que estas maldições sempre “pegam”, pois, segundo tais mestres, nossas palavras têm poder.

De acordo com essa falsa doutrina, outra forma de as maldições alcançarem uma pessoa é uma espécie de transmissão hereditária. Acredita-se que até mesmo os pecados e práticas cultuais diabólicas dos nossos ancestrais são suficientes para nos deixar sob maldição, pois essas culpas seriam transmitidas de geração a geração!

Esses mesmos mestres dizem que o resultado dessas maldições é que o amaldiçoado fica com a vida “travada”, não prospera e nada do que faz dá certo. Faz-se então necessário quebrar a maldição a fim de que o indivíduo goze de vida feliz e abundante. Mas como fazer para que ele viva uma vida cristã sem enfermidades e próspera?

Segundo os ensinadores de tais tolices, a solução para as pessoas que vivem debaixo de maldições é fazer orações especiais aprendidas em correntes de orações. Em algumas igrejas são realizados cultos de quebra de maldição durante alguns dias ou semanas. Os interessados em se livrarem da maldição que paira sobre si devem participar desses cultos sem faltar a nenhum. Os pregadores dessa heresia garantem que no final a maldição terá sido quebrada. Há caso nos quais os especialistas em quebrar maldições vão a uma casa onde, num determinado dia, reúnem todos os membros (mesmo os descrentes) de uma determinada família supostamente oprimida por maldições. Ali se realiza um culto especial com orações e repreensões a maus espíritos. Quando tudo acaba, os membros da família (até os incrédulos) são declarados livres da maldição que os assolava. Se por acaso a situação deles não mudar, a explicação é sempre a mesma: falta de fé por parte de alguém.

É impossível encontrar na Bíblia apoio para essas idéias. O que as Sagradas Escrituras ensinam é que todos os homens estão debaixo da maldição da Lei, e é necessário receberem a Cristo como Salvador para que se livrem da condenação eterna. Diz o apóstolo Paulo que todos os que transgridem a Lei de Deus estão sob maldição (Gl 3.10 ver também Pv 3.33). Logo, conclui-se que todos os homens são amaldiçoados, uma vez que todos transgridem a Santa Lei (Rm 3.10-12).

A Bíblia afirma que a solução definitiva para a maldição da Lei foi que Cristo nos resgatou da maldição da lei fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar quando foi pendurado no madeiro (Gl 3.13). Por isso, quando alguém crê em Cristo, imediatamente se beneficia do Seu sacrifício e é resgatado para sempre da terrível maldição que o levaria ao inferno (Rm 5.1; 8.1). Se, todavia, o homem permanecer rebelde, não crendo em Cristo, não entregando a vida a ele, enfim, não o recebendo como Salvador (Jo 1.12), o próprio Senhor diz que “a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3.36) e o trata como “maldito” (Mt 25.41).

Quanto aos salvos, o ensino bíblico sobre sua condição é que eles não têm que se preocupar com nenhum tipo de maldição. Quer seja proveniente dos seus ancestrais nem de quem quer que seja. A Palavra nos ensina que somos novas criaturas, que para nós as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo (II Co 5.17). Diz também que não há por que nos preocuparmos com as coisas que para trás ficaram. Em lugar disso devemos manter os olhos fixos no futuro glorioso que nos espera (Fp 3.13,14). O ensino bíblico vai além, e afirma que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Rm 8.1), portanto, não precisamos viver atemorizados (Rm 8.15), pois o Senhor nos protege e cuida de nós com zelo inigualável (Rm 8.31-39).

Termino com esta verdadeira citação: “Quanto mais perto de Deus e da Sua Palavra, tanto mais longe estaremos de superstições tolas” (anônimo).



... e para aqueles que ainda insistem com esta vã filosofia, eis aí a resposta de Deus:

Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu voar, assim a maldição sem causa não encontra pouso (Provérbios 26.2).

Que o Senhor, nosso Deus continue a nos livrar das artimanhas do inimigo!



Sérg10 Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui