sábado, 28 de setembro de 2013

RELIGIÃO x EVANGELHO




Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus. Há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas um só Deus e um só Evangelho. Religião vem dos homens; "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo". Religião é o ópio do povo; Salvação é presente de Deus ao homem perdido. Religião é história do homem pecador que precisa fazer alguma coisa para o seu deus imaginado. O Evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador. Religião procura um deus; O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra no caminho errado. "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). O Evangelho muda o ser humano por dentro por meio da presença do Espírito Santo de Deus em seu coração. Nenhuma religião tem um salvador ressuscitado, que perdoa os pecados e dá vida eterna, pois só Jesus Cristo venceu a morte. Por isso, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova nesta vida e vida eterna no reino de Deus. "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo" (Atos 16:31). "E o sangue de Jesus , Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7). Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador e como único Senhor de sua vida. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Hoje é o dia da Salvação".
Sérgio Gomes

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Honra



A definição de honra - No Velho Testamento, a palavra honra literalmente significava “pesado”. No Novo Testamento, honra significava “um apreço”. Ou seja, honra nada mais é que valor, significa o peso daquela pessoa!

Honra
O apóstolo Pedro disse que o sangue do Filho de Deus era pesado, extremamente precioso e muito mais valorizado do que “coisas corruptíveis, como prata ou ouro” (I Pedro 1:18). Honrar a Deus é colocar um valor maior nele do que em qualquer coisa na Terra ou no céu. Da mesma forma, quando“honramos” uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande. O apóstolo Paulo disse aos Filipenses sobre Epafrodito, “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Filipenses 2:29).


A definição de desonra - O oposto à honra. A palavra desonra nos dias de Jesus significava “neblina” ou “vapor” que sobe de uma panela de água fervente. Era a coisa mais insignificante para os gregos. Pelo o que falamos e a maneira que tratamos uma pessoa, acabamos demonstrando que ela é de pouco valor para nós; que as suas palavras e seus esforços têm “pouco peso” no nosso modo de pensar.

Desonra

Uma grande ilustração de desonra está em Mateus 27:9-10. (a palavra preço era a mesma palavra grega que honra.) Em outras palavras, eles colocaram o valor do precioso Filho de Deus em trinta moedas de prata. A desonra está na avaliação. Seu valor para Judas era apenas um pouco mais do que o vapor que sobe de uma panela de água. Ele não tinha valor para Judas. Decidir honrar ou valorizar as outras pessoas é crucial para o cristão, a palavra "decidir" porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa forma. Veja o que Deus disse sobre honrar: (I Pedro 2:17), (Romanos 12:10), (Filipenses 2:3), e (I Coríntios 12:23). 

Alguém teve uma idéia brilhante. Decidiram chamar móveis velhos de “antigüidades”. Agora se compram esses móveis velhos por preços absurdos. Até pagam quantidades razoáveis para restaurá-los e parecerem novos. Por que se tornarem antigüidades? Seu valor aumentou. Por quê? Porque decidimos que eles são mais valiosos para nós do que antes. Se podemos fazer isso com móveis, podemos fazer com pessoas.


E se as pessoas não merecem honra?

É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agisse com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Lembram do que Pedro disse: “tratai todos com honra” ele continuou a dar exemplos de quem devemos respeitar. Ele disse (I Pedro 2:18-25). Parece que Pedro estava indicando que nossa obrigação a mostrar honra aos outros não depende da maneira que eles nos tratam. Paulo disse a Timóteo acerca dos idosos (I Timóteo 5:1)e acerca das autoridades não cristãs (I Timóteo 6:1). As pessoas talvez não mereçam honra, mas nossa preocupação com Deus e sua glória nos levará a tratar até as pessoas desonrosas com respeito.

Vale a pena observar que o próprio Deus nos deu valor quando não merecíamos nada (Romanos 5:8). Isso torna todos os homens iguais. Somos todos pecadores. Nenhum de nós merece honra pela virtude de obediência perfeita ao Senhor. O apóstolo João disse, (I João 4:10-11). Apenas quando nos vemos como receptores do favor não merecido de Deus podemos decidir a amar e honrar as pessoas da nossa família, mesmo que elas não “mereçam” nosso amor.

Honra na família

Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio crítico para o crescimento espiritual de uma família, freqüentemente negligenciado é o da honra. Veja o que diz a palavra sobre o marido honrar a mulher (I Pedro 3:7 ). Sobre a mulher honrar o marido (I Pedro 3:1). Sobre os filhos honrarem os pais (Efésios 6:1-3). A nora para com a sogra (Rt 1:12-17), Aos mais velhos (Pv 16:31) Uns aos outros (Romanos 12:10).


Honra as autoridades

No Antigo Testamento, a Bíblia nos mostra a honra e respeito pelos servos fiéis aos profetas e autoridades (I Sm 9:5-8) ...Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é...Aos pastores (Hb 13:17) Mais o que mais acontece infelizmente é a desonra (Marcos 6:4). Jesus sabe o que é a dor da rejeição. Lembrem-se de Mt 23:37, Jesus foi desprezado e rejeitado pelos homens - Ele sabe o que é isso. (Isaías 53:3), (Mateus 21:42).

Ainda bem que Deus não nos abandona (Salmos 27:10).

Honra a Deus

Não é necessário nem comentar que se devemos honrar os homens quanto mais a Deus!


Jo 5:44 - Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus?

Mt 15:8 - Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.


I Sm 2:30 - Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.

Ml 1:6 - O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? —diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?

Rm 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.


Ap 5:13 - E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.


Honre e Serás Honrado em nome de Jesus!


domingo, 15 de setembro de 2013

EVANGELHOS FALSIFICADOS!!!





Aproveitando a visita de Paul Tripp à Igreja Coral Ridge neste final de semana, voltei a muitos dos meus livros escritos por ele – Paul é uma grande dádiva à igreja! Em um dos seus livros (coescrito com Tim Lane), How People Change [Como as Pessoas Mudam], ele identifica sete evangelhos falsos – caminhos “religiosos” que usamos para nos “justificar” ou “salvar” à parte do Evangelho da graça. Considerei isso incrivelmente útil. Ao redor de qual (ou quais) você tende a orbitar?


Formalismo. “Eu participo dos encontros regulares e dos ministérios da igreja, assim sinto-me como se minha vida estivesse sob controle. Estou sempre na igreja, mas isso realmente tem pouco impacto em meu coração ou sobre como vivo. Posso me tornar julgativo e impaciente com aqueles que não têm o mesmo compromisso que eu”.


Legalismo. “Eu vivo pelas regras – regras que criei para mim mesmo e regras que criei para os outros. Sinto-me bem se posso guardar minhas próprias regras, e me torno arrogante e cheio de desdém quando os outros não alcançam os padrões que coloquei para eles. Não há alegria em minha vida porque não há graça a ser celebrada”.


Misticismo. “Eu estou envolvido em uma busca incessante por uma experiência emocional com Deus. Vivo para os momentos em que me sinto próximo dele, e freqüentemente luto contra o desânimo quando não me sinto dessa maneira. Posso também mudar de igreja, freqüentemente, buscando aquela que me dará aquilo que procuro”.


Ativismo. “Reconheço a natureza missional do Cristianismo e estou apaixonadamente envolvido em consertar esse mundo destruído. Mas, no fim do dia, minha vida é mais uma defesa do que é certo que uma busca alegre por Cristo”.


Biblicismo. “Eu conheço a Bíblia do começo ao fim, mas não permito que ela me domine. Reduzi o Evangelho à proficiência do conteúdo e teologia bíblicos, portanto sou intolerante com aqueles que têm menos conhecimento”.


Terapismo. “Falo muito sobre as pessoas feridas em minha congregação, e como Cristo é a resposta para suas dores. Porém, mesmo sem perceber, eu fiz de Cristo mais Terapeuta que Salvador. Eu vejo as feridas como um problema maior que o pecado – e, sutilmente, mudo minha maior necessidade – da minha falência moral para minhas necessidades não satisfeitas”.


Socialismo. “A comunhão e amizades profundas que encontro na igreja se tornou meu ídolo. O corpo de Cristo substituiu o próprio Cristo, e o Evangelho é reduzido a uma rede de relacionamentos cristãos satisfatórios”.


Como disse a duas semanas em meu sermão existem ídolos fora da igreja e existem ídolos dentro da igreja. São os ídolos dentro da igreja que devem preocupar mais os cristãos. É mais fácil para os cristãos identificar ídolos mundanos como dinheiro, poder, ambição egoísta, sexo, e por aí vai. São os ídolos dentro da igreja que nos trarão dificuldade para identificar.


Por exemplo, sabemos que é errado se prostrar diante do deus do poder – mas também é errado se prostrar diante do deus das preferências. Sabemos que é errado adorar a imoralidade – mas também é errado adorar a moralidade. Sabemos que é errado procurar liberdade ao quebrar as regras – mas também é errado procurar liberdade ao guardá-las. Sabemos que Deus odeia a injustiça – mas ele também odeia a justiça própria. Sabemos que crime é um pecado – mas controle também é. Se as pessoas de fora da igreja tentam salvar-se sendo más, as pessoas dentro da igreja tentam salvar-se sendo boas.



A boa notícia do Evangelho é que, tanto fora como dentro da igreja, há somente um Único Salvador e Senhor, chamado Jesus. E ele veio não para nos privar furiosamente de nossa liberdade, mas para amorosamente nos tirar da nossa escravidão a coisas menores, de maneira que possamos verdadeiramente nos tornar livres!

Fonte: iPródigo



terça-feira, 3 de setembro de 2013

BUSQUE A CURA DA SUA VISÃO





E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?Lucas 6.39
A Bíblia não é um livro científico, tampouco um compêndio de padrões morais, embora o que ela afirme não contém qualquer erro que dê margem aos cientistas de refutá-la, considerando-a de pouco valor ou insignificante, e nem ao mais rígido moralismo de um povo de condená-la, julgando-a fraca ou negligente. Ela é o Manual do Criador sobre como devemos proceder em tudo. Quem seguir os ensinamentos contidos nela não tropeçará jamais.
Os que não conhecem a Verdade não servem como guias para ninguém. Afinal, como poderão guiar alguém se não têm uma visão clara dessa Verdade. Por isso, devemos conhecer bem os nossos líderes, a maneira como vivem, em que acreditam e o que praticam. Durante a nossa caminhada, sem dúvida, depararemos com situações nas quais, se não estivermos firmes na fé em Jesus, tropeçaremos, uma vez que o inimigo está disposto a nos oferecer tudo.
A pessoa que ainda não nasceu de novo não é liberta e, por isso, não tem condições de se manter firme sob os ataques do tentador. É quase impossível para ela viver em santidade, se não tiver o temor de Deus em seu coração. Ora, quem não tem a direção do Senhor é como um cego que, se for guiar outro cego em um caminho que não conhece, cairá junto com ele em alguma cova. A luz só vem com a conversão.
A queda pode ser fatal, ou no mínimo trazer alguma sequela. Não são poucos os que não mais poderão expressar-se em o Nome do Senhor, por causa de acidentes que tiveram em sua caminhada espiritual. Eles se deixaram guiar por quem não tinha respeito completo pela Palavra e, com isso, praticaram atos que os envergonham hoje. Aquele que toma lição com quem tem a mente corrompida compromete a sua visão.
Não importa quem seja a pessoa que venha a permitir o que a Palavra proíbe, não aceite tal doutrina. Se fizer o que ela ensina, a culpa será toda sua. Agora, quem fizer tropeçar um pequenino que crê em Jesus terá a pior condenação. O diabo tem preparado muitas situações para corromper os pequeninos na fé, e, agora, procura alguém que possa ensiná-las a outros, a fim de que se percam para sempre.
O melhor é fugir das propostas más, ainda que pareça ser algo simples. O que não tiver respaldo bíblico vem do maligno. Nós fomos feitos filhos de Deus para anunciar a virtude do nosso Pai. Quem não vigia na posição de filho do Altíssimo não sabe o quanto perde, pois, ao desprezar o dom de Deus, ficará sem proteção.
Não importa a sua idade, nem há quanto tempo você anda com Jesus. De uma coisa fique advertido: o inimigo lutará para derrubá-lo. Quem está de pé diante do Senhor deve vigiar, orar e lutar para não cair (1 Co 10.12). Aquele que comete pecado não somente arruína a sua alma, mas também a alma de quem se espelhou nele ou aprendeu dele.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares