sexta-feira, 23 de maio de 2014

O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO


(Jo 13:35) - Conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Está ficando mais difícil amar e demonstrar amor pelo próximo. Jesus alertou que o amor de muitos esfriará por causa da multiplicação da iniquidade (Mt 24:12). O alerta é para os cristãos! É para mim e para você...
O amor a Deus e ao próximo está ficando em segundo plano. O que está acontecendo? Será que é possível amar como Cristo amou???

O SISTEMA DO MUNDO
J. B. Philips traduziu I Jo 2.15-17 da seguinte forma: “…todo o sistema do mundo, fundamentado como está nos desejos humanos, nas ambições invejosas e no fascínio de tudo aquilo que acham maravilhoso, não vem absolutamente do Pai, mas sim do próprio mundo…”. Esse sistema tem conquistado a vida de muitos “crentes”. Estão amando mais ao mundo e no que há nele do que a Deus e ao próximo.
A amizade com o mundo está mais evidente, a cada dia, em muitas igrejas. Lembremos da orientação bíblica: “Não estais cientes de que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4.4). O sistema do mundo não agrada a Deus e está fundamentado em três pilares:
a) desejos humanos ou paixões carnais;
b) ambições invejosas ou cobiça dos olhos, e
c) fascinação ou ostentação dos bens.
A conseqüência disso é o fortalecimento do egoísmo e do egocentrismo. Nesse cenário, a motivação para amar o próximo desaparece. Sem motivação, não existe a aplicação desse amor. Para os salvos, essa situação reflete a falta de uma comunhão maior com Deus. Quando não estamos em comunhão ou fracos na fé produzimos frutos ruins (Mt 7:20). Quanto maior for a nossa comunhão com Deus, mais o seu amor transbordará em nossas vidas, nos movendo a exercitá-lo. Se sua comunhão está fraca ou está sem comunhão, não desanime. Arrependa-se dos seus pecados, deixe-os de lado e fortaleça-se em Cristo. Busque a santificação. Ore mais a Deus.

O AMOR BÍBLICO
É importante conhecermos suas características:
a) É divino: Em Romanos 5:5 diz: “...o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Esse amor é derramado no coração do salvo. Não pode ser produzido ou imitado com sucesso pelo ser humano.
b) É missionário: (Jo 3:16; Hb 2:9; 1 Jo 2:2) Não há limites. Lewis Chafer chama-o de “espírito missionário”. Pois existe um interesse pela humanidade perdida. Este amor será imediatamente realizado no coração do salvo que estiver em comunhão com Deus. O salvo é impulsionado através do amor a levar o evangelho aos lugares mais inóspitos da terra.
c) Aborrece o sistema do mundo: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (1 Jo 2:15-16). O sentimento de purificação faz parte da vida do salvo. Este sentimento faz oposição ao sistema do mundo.
d) Alcança a todos indistintamente: Em Mateus 13:24-58 Jesus diz que o mundo é semelhante a um campo. Se você tivesse uma plantação de trigo, com certeza teria nesse campo muito joio. Mas, mesmo assim você não deixaria de regar o campo, pois os trigos precisam crescer e serem salvos da morte. Esse amor é semelhante à água que irriga o campo. Mesmo existindo os não-eleitos (joio), o amor de Deus é derramado sobre o mundo.
e) É sacrificial: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). A ira de Deus era sobre nós, mas Jesus morreu na cruz em nosso lugar.
Quando estamos em comunhão com Deus, este amor transborda em nós e então temos: gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 5:22). Como conseqüência, amamos a Deus e somos impulsionados a colocar em prática esse amor. Nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4:19). “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 Jo 4:8).

Podemos perceber que a palavra amor está BANALIZADA! Deus nos amou sem que tivéssemos algum merecimento. Nada podemos fazer para termos direito a sua misericórdia e a salvação. É por isso que o amor divino é mais do que uma escolha. É a sua essência. Até mesmo na sua ira, Deus é amor. Ele não pode e nem consegue fazer nada sem amor.
Onde está o amor? No Shopping Center, roupas, moda, no dinheiro, nos costumes de uma vida religiosa, na vaidade, na mentira, na prostituição, na prática homossexual, na inveja, no ódio, na hipocrisia, nas heresias, nas coisas fúteis da vida, NO EU? O que está sendo ensinado aos filhos? "Papai quero um tênis novo, tem que ser o que está na moda, o mais caro!" Não estou dizendo que não devemos dar o melhor. O problema está na forma como pensamos e cremos, porque isso influencia a nossa vida e os que estão ao nosso redor. “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más” (Mt 12:35).
Deus está sendo glorificado através das nossas atitudes? Só podemos ensinar o que aprendemos. Só podemos dar o que possuímos. Se não estamos aprendendo o verdadeiro amor, não poderemos dá-lo e nem ensiná-lo. A Palavra de Deus diz que “do que há em abundância no coração, disso fala a boca”(Mt 12:34). Nossas atitudes e motivações refletem o que somos.
Amados, se verdadeiramente somos salvos, o mesmo amor que nos amou também fluirá através de nós. Quando isso acontece somos motivados a ter misericórdia dos outros. Deus nos amou independente de nossos sentimentos ou atitudes, ele nos amou porque ele é misericordioso. Somos salvos? Então essa misericórdia tem que fluir em nossa vida. O resultado disso é a prática. Se não praticamos o que pregamos, somos mentirosos.

Pratiquemos esse amor. Sejamos solidários ao próximo, colocando em prática o amor de Deus. Jesus deu sua vida por nós, temos que dar a nossa por ele e pelos outros (Lc 9:24; 1 Jo 3:11). “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;” (1 Tg 1:22). “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 Jo 3:11;18). ISSO É AMOR.

Escrito por Paulo Corrêa 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Os 10 pastores que não respeito e não admiro






Maus líderes existem aos montes dentro das igrejas. O joio está espalhado dentro da igreja como ensinam as Escrituras (Mt 13. 26). Isso não é novidade para ninguém. Apesar de designar aqui o termo “pastores” a essas pessoas que citarei abaixo, não tenho a intenção de diminuir aqueles que fazem jus a esse termo tão lindo mostrado nas Escrituras, e que realmente pastoreiam de coração as ovelhas do Senhor. Usei esse termo somente para facilitar a identificação dessas pessoas.
Os dez pastores que não respeito e não admiro são:


01 - O que faz do púlpito um palco de shows


A exposição da Palavra é esquecida e substituída pelo talento hollywoodiano desse pastor, que explora as mais diversas técnicas para cativar os seus expectadores, fazendo do show o protagonista do culto. Ele é a estrela e não Cristo e Sua palavra. Seu púlpito é lugar de entretenimento, de show, e não de pregação, de transmissão da voz de Deus.






02 - O que explora financeiramente as ovelhas


Esse pastor é muito ambicioso e tem planos de crescimento. Porém, para a realização dos seus planos, precisa de muito dinheiro. E esse dinheiro é retirado das ovelhas, através das mais diversas técnicas de extorsão (legais). Ele não liga para o que a Bíblia ensina e inventa formas de arrecadação para realizar seus sonhos megalomaníacos. As ovelhas são iludidas, exploradas e sugadas até a última gota que podem dar.





03 - O que insiste em querer fazer a agenda de Deus



Um pastor que quer determinar lugar, dia e hora para Deus agir não merece meu respeito. Segunda: Deus age na família; terça: nas finanças; quarta: Deus dá o Espírito Santo; quinta: Deus faz conversões e sexta: Deus liberta as pessoas de demônios. Deus agora está preso em uma agenda criada pelo homem?





04 - O que ilude as pessoas com amuletos, objetos ungidos e unções que não vem de Deus


Esse pastor escraviza pessoas em crendices e superstições que não são encontradas e ordenadas na Bíblia. Desvia a fé que deveria ser unicamente no Deus soberano para objetos e unções (falsas) e extravagantes. Trabalha com a ilusão, com a ambição, com a falta de conhecimento de muitas das ovelhas que lhe ouvem.





05 - O que “profetiza” o que Deus não mandou profetizar

Usa sua influência sobre as pessoas para “profetizar” e “revelar”. Porém, não usa a Bíblia, que é a revelação e é onde se encontram as profecias de Deus para a vida de seus servos.





06 - O que faz com que seus fiéis o adorem


Ele é visto como um semideus pelos seus fiéis. O pior de tudo é que não faz nada para mudar essa situação, pois adora ser paparicado, adora status, adora demonstrar seu grande “poder” e ser ovacionado pela multidão. Seu prazer é ver multidões afluindo em sua direção com desejo de glorificá-lo.





07 - O que usa o dinheiro dos dízimos e ofertas para seu próprio enriquecimento


Esse pastor-empresário é formado e pós-graduado em enriquecimento usando a igreja. Tem fortuna e bens luxuosos, tudo adquirido com a ajuda das ofertas da igreja que, segundo diz ele, é usado para a obra de Deus. Ele engana multidões que bancam sua vida de ostentação.




08 - O que prega a teologia da prosperidade


Um pastor que diz que pobreza é maldição, que o crente verdadeiro será reconhecido pela sua prosperidade material, e outras abobrinhas sem embasamento bíblico, não merece admiração. Se a teologia da prosperidade é um câncer, esse pastor é um espalhador de doenças no meio do povo.






09 - O que usa versículos isolados da Bíblia para fundamentar doutrinas destruidoras


Esse pastor adora inventar doutrinas usando versos bíblicos isolados, cuja interpretação isolada, sem considerar contextos e outras boas regras de interpretação, favoreça seus pensamentos e desejos.





10 - O que [acha] que determina a ação de Deus


É uma piada dizer que um homem determina algo ao Todo-Poderoso, mas essa ousadia acontece. Palavras ousadas saem da boca desse pastor determinando, ordenando, exigindo que Deus faça determinadas coisas que, segundo ele, Deus tem de fazer. Coitado, não tem nem noção da besteira que faz! E o pior: ensina as pessoas a agirem também assim!
Esses são os pastores que não respeito e não admiro.
E você, tem algum pastor como os citados que não respeita e não admira?


Um abraço

Sérgio Gomes