sábado, 28 de dezembro de 2013

QUANDO O POVO DE DEUS PERDEU A BATALHA

E os filisteus, ouvindo a voz de júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial. I Samuel 4:6

Então, naqueles dias o povo Israelita saiu e acampou junto a Ebenézer (pedra de ajuda) para lutar contra o povo Filisteu que acampou em Afeca. Os filisteus se preparam e colocaram-se em ordem para lutar, ferindo aproximadamente quatro mil soldados de Israel, Os Israelitas perderam a batalha.
Aqueles que ficaram vivos fugiram para o acampamento, quando os Lideres Israelita viram o que aconteceu, Questionaram porque o Senhor Deus deixou que os Filisteus os vencessem? Apressadamente, providenciaram buscar a arca da aliança do Senhor de Siló para o arraial onde eles estavam.
Trouxeram à arca e os dois filhos do Sacerdote Eli vieram juntos. Quando a arca chegou ao acampamento, o povo de Israel gritou com tanto júbilo que a terra tremeu. Os Filisteus ouviram os gritos e começaram a perguntar o que se sucedia. Quando souberam que arca do Senhor estava no arraial do povo de Israel ficaram com medo, eles temiam porque nunca algo assim havia acontecido, a presença de Deus estava ali junto ao povo. Os filisteus começaram a temer de tamanha forma, pois, sabiam do que o Deus de Israel podia fazer, eles conheciam o que Este Deus já havia feito no Egito, sabiam sobre as pragas que havia acontecido lá, e dizia: Ai de nós!  Quem nos livrara deste Deus? E Começaram a incentivar os seus guerreiros que lutassem para não se tornarem escravos do povo de Israel, pois os Israelitas já tinham sido escravos dos Filisteus, os Filisteus então, temiam o que podia lhes acontecer. Saíram e lutaram contra os Israelitas, isto ocasionou a morte de mais de trinta mil soldados de Israel, muitos outros ficaram feridos, e outros, fugiram, sucedendo uma destruição. Os Filisteus roubaram a arca do Senhor que estava no arraial de Israel, matando também os filhos de Eli. I Samuel 4: 1; 11
Aqui está uma lição grandiosa para nossas vidas.
Sobre a arca, o que havia dentro da dela, porque ela era tão preciosa. Uma caixa de madeira revestida de ouro Êxodo 25. Havia ali uma bacia de ouro com o maná que Deus enviou no deserto, as tabuas da lei que o Senhor entregou a Moises e a vara de Arão. E a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; Hebreus 9:4, na cobertura da arca estavam os querubins. Os querubins são seres com asas e forma de gente e de animais. Estes representam a presença, a grandeza e a majestosa gloria de Deus. E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro. Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas cobriam os corpos deles. Ezequiel 1:10-11, Então, onde aquela arca estava, havia a  presença de Deus, consequentemente todo o povo era abençoado.
Porém, neste trecho, prevalecem mais o que está escrito em Lucas 16:8, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
Vamos analisar alguns pontos:
1.     O despreparo para a guerra - E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; 1 Samuel 4:2. Tanto o Exercito Israelita, quanto o exercito inimigo, sabiam que teriam que lutar, mais o exercito do inimigo teve prudência e foi sagaz. Eles se preparam se colocaram ordenadamente, ficaram na posição para guerrear. Enquanto o exercito Israelita saíram de qualquer jeito, não se preocuparam nem se preveniram eles acharam que o fato deles ser um povo escolhido por Deus não precisaria se preparar, podiam ir aleatoriamente, estavam autoconfiantes, foram derrotados.

1.     Culpou a Deus pela derrota - Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? ISamuel 4:3, Os Israelitas vacilaram, foram inconsequentes não perguntaram a Deus se podia ir, quando foram derrotados, atribuiu a culpa a Deus, eles transferiam para Deus os seus fracassos. Percebam; foram cometidos dois lapsos dentro deste erro. Primeiro Deus não tinha os mandado ir. Segundo, Deus nunca manda um soldado para uma guerra sem ele estar preparado. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11, Se Deus não nos mandar ir, e melhor ficarmos onde estamos para não sermos acoitados pelo inimigo.

1.     Os Israelitas foram covardes - E voltando o povo ao arraial, 1 Samuel 4:3, quando viram alguns dos companheiros feridos, quando a guerra ficou intensa, no momento de avançar,  eles recuaram, apesar de saberem que o Deus de Israel não perde batalha e que eles se diziam seu povo, fugiram, foram frouxos, tiveram medo do exercito do inimigo, esqueceram que Deus só da à vitória para aqueles que lutam até o fim. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13. Aqueles que estão em uma batalha, jamais podem recuar. Cada passo que se dar regressivo em uma batalha é uma injeção de animo no coração do inimigo.

1.     Agiram por impulso - Tragamos de Siló a arca da aliança do Senhor, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. 1 Samuel 4:3, O desespero fez com eles agisse inconsequentemente, mais uma vez, não pararam para perguntar a Deus o que devia fazer já que muitos dos seus foram mortos. Agiram conforme o que lhes pareciam ser o certo, mais nem tudo que pensamos ser correto é a vontade de Deus. O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:9. Muitas vezes, o nosso achismo a nossa precipitação podem ser armas para que o inimigo nos vença. Notem, que de certa forma, eles limitaram o agir de Deus, estava andando por vista e não por fé, Porque andamos por fé, e não por vista. 2 Coríntios 5:7, eles sabia que a arca representava a presença de Deus, onde ela estivesse a vitória era garantida. Só que, não adianta ter arca por perto se não confiar no Deus da arca, torna-se um amuleto, Aquele que crê no Senhor não viver por sorte mais pela confiança no Deus altíssimo.

1.      Falta de vigilância, erros em serie - E sucedeu que, vindo a arca da aliança do Senhor ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. 1 Samuel 4:5,  vejam que, quando a arca estava no meio deles, ao invés de se organizarem e ficarem atentos, eles  relaxaram, todos começaram a festejar sem desempenhar sentinelas, entraram em jubilo e a euforia tomou conta de todos. Os verdadeiros guerreiros mesmo em tempo de comemoração, jamais ficam displicentes, inertes, sua atenção avulsa quando surge qualquer movimento. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Novamente, eles não souberam organizar-se, não criaram estratégia, mesmo sabendo que muitos dos seus já haviam morrido por falta de vigilância, eles, continuavam agindo com incoerência, não atentaram que, quando se tem uma vitória é então, neste período é que mais precisamos está em alerta, pois o inimigo não irá gostar de ver seu adversário comemorando vitorias, irá tramar de todas as formas contras as nossas vidas, e obviamente, ele usara métodos que ainda não foram utilizados, e se não estivermos na posição correta seremos destruídos. Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 1 Coríntios 16:13.

1.     Os Israelitas não conheciam de fato seu Deus - Ai de nós! Quem nos livrará da mão desses grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com todas as pragas junto ao deserto.1 Samuel 4:8. Vejamos que o povo inimigo, conhecia mais do Deus da arca do que aqueles que estava com ela. O inimigo tinha mais medo do que Deus podia fazer contra eles do que o Povo de Deus certeza do que Deus faria em seu favor, e, a incerteza leva ao precipício. O nosso adversário conhecem e teme mais a Deus do que aqueles que dizem ser seu povo. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19, O opositor sabia muito mais do poder sobrenatural que Deus tinha do que aqueles que diziam ser Dele.

1.     A Inteligência inimiga - Esforçai-vos, e sede homens, ó filisteus, para que porventura não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede, pois, homens, e pelejai. 1 Samuel 4:9, enquanto o povo Israelita festejava o inimigo tramava para os derrotar, vede que, aquilo que Israel devia fazer, quem estavam fazendo foi o adversário, eles incentiva uns aos outros, os encorajam a lutar, animava, contra partida os Israelita estavam dispersos. As forças do mal se unem com mais intensidade quando o intento é destruir aquilo que é de Deus, por isso que é fundamental estarmos sob a sombra do todo poderoso.

1.     As Consequências do erro - Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. 1 Samuel 4:10, quando o exercito de Deus fica disperso os soldados do inimigo fazem a festa, observe que, a persistência do inimigo foi o que deu a vitória a eles, quanto aqueles que deveriam ser persistente, fugiram. A falta de confiança destrói um exercito inteiro, a incapacidade faz a derrota crescer, tratar das coisas de Deus relaxadamente pode colocar em risco a vida dos que estão próximo a nós, porque certamente o inimigo avançara com força veloz. Antes, os Israelitas festejam. Por causa da negligencia eles agora choravam amargamente. Em uma batalha jamais devemos tira o foco daquele que pode nos dá a vitória, Deus, precisamos atentar para cada ordem que Ele nos dá, nunca esquecer que o nosso inimigo esta sempre planejando para nos destruir. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;1 Pedro 5:8

1.     Quando falta a presença de Deus à morte pede passagem - E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. 1 Samuel 4:11, Se Deus não estiver no negocio, tudo que formos fazer corremos o risco de sermos aniquilados pelo mal, se a presença de Deus não estiver conosco e inútil lutarmos. Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmos 127:1

Que aprendizado para as nossas vidas! Nunca devemos querer fazer alguma coisa sem planejamento, sem um alicerce, principalmente ao que refere-se às coisas de Deus, vivemos em batalha constante, precisamos estar preparados para enfrentar o inimigo todos os momentos, temos que lutar constantemente, jamais  devemos fazer algo sem pedir a autorização de Deus, jamais podemos agir por nossas próprias forças, se confiamos em Deus, precisamos saber o que Ele quer de nós, não podemos por em risco a vida dos nossos por causa da nossa insensatez, formos chamados para sermos guerreiros do Senhor, então a nossa capacitação provêm Dele e por Ele. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2 Coríntios 10:4, precisamos nos revestir sabiamente, Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:13, em tempo de guerra jamais parar de combater, jamais querer voltar atrás, aquele que esta conosco é quem nos garante a vitória.
Hoje, pelo Sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, Eu e Você somos a arca de Deus, somos a caixa de onde flui a presença de Deus. De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. Hebreus 7:22, Enfrente o inimigo, jamais recue, Deus é contigo, Creia, Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38, continue firme, confie, Jesus já venceu por você, lute e tome posse. Em Cristo Jesus você vai conseguir, porque as forças das trevas já foram aniquiladas através Dele, Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Lucas 11:22.  Permaneça firme, Cingis os vossos lombos com a verdade, vista a couraça da justiça; calce os pés na preparação do evangelho da paz; coloque o escudo da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:14-17. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança Efésios 6:18. Assim em todas as batalhas, serás mais que Vencedor.


Pastora Elza Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui