Quem era
Sofonias?
O nome Sofonias significa "tesouro (protegido,
oculto) de Jeová". Isto é "O Senhor escondido".
Sofonias é o único profeta canônico que
apresenta genealogia detalhada, menciona quatro gerações de seus antepassados.
Uma breve pesquisa sobre os Profetas Menores nos revela que informações
biográficas sobre os profetas são pouquíssimas. O livro de Sofonias é o único
livro profético que oferece informações genealógicas sobre a família de um
profeta.
"Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias,
filho de Amarias, filho de Ezequias" - Sofonias 1.1.
É aceito por muitos biblistas que este Ezequias
da linhagem de Sofonias, era ninguém menos que o próprio rei Ezequias (716-687
a.C.), monarca que reinou em Judá. O profeta seria descendente de Ezequias em
grau de parentesco distante, um primo de terceiro grau.
Há discordância sobre a árvore genealógica do
Sofonias. A argumentação daqueles que defendem que o profeta possuía linhagem
real diz que há apenas duas pessoas conhecidas pelo nome Ezequias. A primeira é
alguém que retornou do exílio da Babilônia na mesma época de Neemias (Esdras
2.16), e o segundo é o rei. Por haver no livro a apresentação da linhagem
detalhadamente do autor, algo incomum nos livros proféticos, crê-se que a ênfase
especial ocorreu para esclarecer sobre o vínculo de parentesco entre o profeta e
o rei. Isso também é confirmado pela tradição judaica.
Mesmo sendo um aparentado de Ezequias, Sofonias
não se esquivou de profetizar a respeito dos passos da monarquia.
Sofonias,
descendência africana?
A informação genealógica no início do livro
afirma que o pai de Sofonias foi Cusi. O nome Cusi /Cush tem dois significados.
Geralmente, a palavra é traduzida como a Etiópia. E "Etiópia" significa "a
terra do povo de rostos queimados." O nome dado à terra foi uma referência
para a pele escura dos povos que viveram na Etiópia (Jeremias 13.23). A palavra
"Cush" também aparece como o nome de duas pessoas no Antigo Testamento. Cuche
foi o bisavô de Jeudi, um oficial na corte do rei Jeoiaquim. A segunda pessoa
assim chamada era o pai de Sofonias.
Alguns estudiosos da Bíblia defendem
a tese que Sofonias era um estrangeiro. Um desses defensores é, David T. Adamo ¹
, que chama Sofonias de "o profeta Africano." Adamo acredita que desde que
Ezequias teve grande interação com a África, muito mais do que qualquer outro
rei de Judá, possivelmente teria se casado com uma mulher africana, e esta então
deu à luz a Cusi.
Teoria, nada comprovável.
Tradição
Segundo a tradição judaica, Sofonias foi
contemporâneo do profeta Jeremias, Jeremias teria pregado nos mercados e
Sofonias nas sinagogas. E além de Jeremas, os profetas Naum e Habacuque viveram
na mesma geração. Sofonias foi um profeta que ministrou em Judá durante o
reinado de Josias (640-609 a.C.). Um estudo cuidadoso da mensagem de Sofonias
indica que Sofonias começou seu ministério profético antes das reformas
religiosas de Josias.
Afirma-se que Sofonias ministrou depois da
destruição de Israel, durante os dias do jovem rei Josias.
O
livro
O livro de Sofonias é o nono livro da coleção
conhecida como os Doze Profetas Menores. É composto por três capítulos, com 53
versos. Ele contém três oráculos entregues por Sofonias durante os primeiros
anos do reinado de Josias (639-609 a.C.). O primeiro oráculo castiga o povo de
Judá por causa da adoração aos ídolos, adoção de práticas dos povos gentios
(1.8).
O ministério de Sofonias é ministério profético
de julgamento O profeta anuncia o castigo relatando a punição assemelhando-a a
um catástrofe, da mesma forma que fizeram outros profetas antes dele. Deus
usaria a poderosa Assíria, que haveria de ser instrumentalizada pelo Senhor para
produzir a destruição de Judá. Esta profecia foi cumprida por volta de 586 a.C..
O castigo é nomeado por Sofonias como o Dia do Senhor.
As descrições deste evento são tão vívidas, que
o profeta é muitas vezes chamado de "o profeta do Dia do Senhor."
Sofonias denuncia em seu oráculo líderes
políticos e religiosos de Judá. O profeta usou a metáfora do machado lançado
contra a raiz da corrupção moral e religiosa, em oposição à idolatria que havia
se infiltrado dentro do santuário, foi corajosamente contundente contra o culto
a Baal. Defendeu O retorno à simplicidade de seus pais, criticou o uso de roupas
de luxo estrangeiras nos círculos aristocráticos. Também conclamou o povo ao
arrependimento, avisando a todos que Deus promete trazer contra eles um exército
de pessoas de todo o mundo, um composto humano de fiéis do Senhor. Este
remanescente será caracterizado pelo uso da justiça e da humildade.
O dia do Senhor desempenha um papel importante
na profecia de Sofonias. Não é o tempo da destruição de Jerusalém então
iminente, mas o tempo do reinado do Messias que ainda está para vir. Este dia
vai começar quando o do Messias aparecer para julgar as nações e irá estabelecer
em seguida tempo do reino milenar de paz. Ele é chamado de "dia do Senhor" no
Novo Testamento (2 Tessalonicenses 2.1).
Tal expressão não deve ser confundida com o
"primeiro dia da semana", que também é chamado de "dia do Senhor" (o dia que
pertence ao Senhor) em Apocalipse 1.10. O Antigo Testamento descreve o dia do
Senhor principalmente sob o aspecto do juízo.
Com base no capítulo 2 e versículo 13
conclui-se que Sofonias tenha profetizado antes da queda de Nínive, em 612 a.C.
E diversos biblistas acreditam que Sofonias teria profetizado antes da reforma
empreendida pelo rei Josias.
E.A.G.
1 - em seu livro África e
africanos no Antigo Testamento (Eugene, OR: Wipf e Publishers banco de 2001), p.
116.
Consultas:
http://www.biblecentre.org/commentaries/ar_40_ot_zephaniah.htm
http://doctor.claudemariottini.com/2010/05/zephaniah-prophet.html
http://bible.org/seriespage/book-zephaniah