terça-feira, 9 de outubro de 2012

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS (PARTE 2)

 
 
 
Deus nos dá também Vida Eterna e Ele passa a viver dentro de nós
 
 
I Coríntios 3:16 - "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"
Se Deus habita dentro de ti, cabe a ti tirar partido dessa presença de Deus e ouvir a Sua voz. É dentro do seu coração que está o maior tesouro que jamais pode existir, e é do seu coração (espírito) que vão sair os fluxos de vida. PROVÉRBIOS 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".
 
 
 
 
SOMOS SANTOS E JUSTOS
 
Ninguém pode ter uma vida vitoriosa em Cristo se não souber quem é em Cristo.
Nós estudamos que Deus fez o mundo perfeito. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, dando instruções ao homem. Mas o homem falhou.
Adão e Eva pecaram desobedecendo a Deus. Entregaram dessa forma a Terra ao diabo. Por isso é que Jesus diz que o diabo é o príncipe deste século, deste mundo, desta era. É como se a terra estivesse emprestada ou alugada por um tempo. Quando esta era acabar Deus vai levá-la de volta.
O diabo é o senhor desta era por causa de Adão e Eva terem pecado, terem-se submetido a satanás.
O diabo entrou nesta terra e encheu a terra de maldições.
O diabo é o senhor deste mundo, deste século. É ele que governa as nações, porque muitos cristãos não estão utilizando a sua autoridade e esta Terra está amaldiçoada.
Por isso é que há pobreza, dificuldades, problemas, guerras, doenças e todo o gênero de mal.
O homem ao pecar e ao desobedecer a Deus ficou destituido da Glória de Deus. O homem estava vestido com essa glória de Deus mas ao pecar essa glória foi removida e ele teve que cobrir o seu corpo com vestes.
Se nós pensarmos bem o homem é o único ser que precisa de ser vestido, ser coberto, para não ter frio. Todos os outros animais estão vestidos.
O homem estava vestido, só que estava vestido com a Glória de Deus, uma espécie de manto cheio da unção da vida de Deus. Quando o homem pecou perdeu esse manto.
ROMANOS 3:23 - "Porque todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus". Um dia quando formos para o céu, Deus vai dar um corpo novo, um fato novo.
O nosso corpo é como se fosse um fato; nós estamos vestidos. O nosso espírito está vestido com este corpo.
Quando nós morremos saimos deste corpo e vamos para o Céu e Deus dá-nos um corpo novo e esse corpo é um corpo glorioso cheio da Glória de Deus. É um corpo imortal. Nunca mais vamos morrer, nunca mais vamos ter sono, ou fome. Nada disso.
Não haverá mais choro, mais problemas, porque estaremos revestidos com a Glória de Deus.
O homem perdeu a Glória de Deus e ficou apenas um ser mortal, separado de Deus, condenado à perdição eterna nas mãos do diabo.
Se nós quisermos ver uma pequeníssima amostra daquilo que o diabo faz às pessoas, vejamos como alegres estão aqueles Alemães que estavam no Leste. Eram como prisioneiros, numa cidade dividida. Metade era pobre. Dá vontade de rir e depois dá vontade de chorar. Pessoas passavam fome; familias estavam separadas por um muro. Do outro lado, uma das nações mais ricas do mundo.
Quem estava amarrando aquele povo era o diabo. Eram os principes das trevas que se estavam a utilizar de pessoas e estavam a amarrar aquele povo. Assim, o homem estava condenado a estar amarrado, prisi-oneiro naquela terra, escravo de satanás; à mercê do diabo por causa dos seus pecados.
Por causa do pecado de Adão e Eva, ficaram com a natureza errada e deram à luz filhos com essa natureza errada. Nós somos todos filhos de Adão e Eva e, quer queiramos quer não, quer acreditemos quer não, não faz diferença, todas as pessoas neste mundo são prisioneiras de satanás.
O fato é que uma pessoa que nunca tenha entregue a sua vida a Jesus é um pecador, é uma pessoa com a natureza errada. Jesus ensina:
ROMANOS 3:10-14- "Como está escrito: não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios. Cuja boca está cheia de maldição e amargura".
Há pessoas que descaradamente dizem e pensam que são muito boas: "Pastor, eu nunca fiz nem desejei mal a ninguém". Mas a todo o tempo falam mal dos outros e faz asneiras sem fim.
Basta uma pessoa mentir uma vez para ter já pecado, transgredindo a Lei de Deus.
Basta uma pessoa não ligar a Deus, não prestar homenagem a Deus, não honrar a Deus naquilo que Deus manda para essa pessoa estar em falta, em delito.
Devemos, pois, compreender que aos olhos de Deus não há uma pessoa justa à face da Terra. Todos transgrediram e aborreceram a Deus. Deus irrita-se de tal modo que nem fala às pessoas quando estas O aborrecem vezes sem fim.
Mas Deus tem grande paciência e a Sua graça permite que este mundo continue a existir.
Quem teima em pensar que é uma grande e importante pessoa, está apenas a enganar-se a si próprio. Nem aos outros consegue enganar.
Se alguém pensa desta maneira, pode desde já ficar a saber que não nos engana, muito menos a Deus.
Em Lucas 18 lemos a história do fariseu hipócrita. Há, hoje em dia, muitos fariseus hipócritas, que são aquelas pessoas que se acham muito sãs, muito boas, muito cheias disto e daquilo. Mas aos olhos de Deus ninguém é bom, e Jesus dizia aqui que esta parábola se dirige aos que confiam em si mesmos, crendo que são justos e que des-prezam os outros.
LUCAS 18:10-14 - "Dois homens subiram ao Templo a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu estava em pé e orava para consigo, desta maneira: Oh! Deus, graças Te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Oh! Deus, tem misericórdia de mim pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque, qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado e qualquer que a si se humilha será exaltado."
Certo dia um casal veio falar comigo dizendo que precisava de ajuda e afirmando que a única coisa que pediam era a justiça de Deus. Isto pelo que lhes estavam fazendo no emprego. Eu respondi que nunca pedia justiça para mim, pois se Ele assim proceder quem está "feito ao bife" sou eu. Não!!! Nunca peça a justiça de Deus, mas sim a misericórdia!
Muitas vezes as pessoas só pensam nas atitudes dos outros, não pensando naquilo que eles prórios fazem, o que nos faz voltar a recordar o que está escrito em Romanos 3.
Uma pessoa que não tenha confessado Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador é um pecador, por dois motivos: primeiro, porque ele peca, e segundo porque tem dentro de si uma natureza errada. Não há nada que ele possa fazer por si mesmo. Só Jesus tem o poder para o libertar dessa natureza e dar-lhe uma natureza nova.
Todos nós pecamos e, se uma pessoa não confessar e ADMITIR os seus erros e pecados diante de Deus, jamais será salva.
COLOSSENSES 1: 20 - 22 - "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue na cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos e irrepreensíveis e inculpáveis." II CORINTIOS 1:1-2 - "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.
Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo".
 
 
 
 
A IGREJA DE DEUS QUE ESTÂ EM CORINTO
 
Esta epístola ou carta, foi escrita pelo apóstolo Paulo, aos irmãos que viviam na cidade de Corinto. No entanto, esta carta podia ter sido escrita para os irmãos que vivem na cidade de Lisboa, ou do Porto .
AOS SANTIFICADOS EM CRISTO JESUS CHAMADOS SANTOS
Todo o indivíduo que recebeu Jesus como Salvador foi feito uma nova criatura, foi feito um filho de Deus, como já vimos, e foi também santificado, lavado, liberto dos seus pecados, pelo Senhor Jesus Cristo. E é por esta razão que é chamado de SANTO.
Santo não é uma pessoa que nunca falha na vida, ou que é perfeito, mas SANTO é uma pessoa que foi santificada dos seus pecados, que foi liberta, lavada dos seus pecados, por Jesus Cristo.
COM TODOS OS QUE EM TODO O LUGAR INVOCAM O NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Isto refere-se a todos os cristãos que vivem em todas as partes do mundo e que receberam Jesus Cristo.
Vemos pois, pela Bíblia, que todos os irmãos em Cristo de todas as partes do mundo são SANTOS.
Não somos santos por mérito próprio. Não podemos comprar a santidade com as nossas obras. Somos santos porque Jesus derramou o Seu Sangue por nós, para nos santificar dos nossos pecados e nos reconciliou com Deus, o Pai.
Não sou eu que me faço a mim próprio santo; não é você que se faz a si próprio santo e não é nenhum homem que pode intitular uma pessoa de santo. Só Deus o pode fazer. E Deus fez-nos Santos à custa do sacrificio de Jesus e não à custa das nossas obras.
 
Na vida de um cristão há dois tipos de Santificação:
1 - Santificação Instantânea.
2 - Santificação Progressiva.
 
A SANTIFICAÇÃO INSTANTÂNEA dá-se no instante em que uma pessoa recebe Jesus como Salvador, e consiste em Jesus perdoar e apagar todos os pecados dessa pessoa, desde o dia em que nasceu até à data que se entregou a Jesus.
A SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA é da responsabilidade do crente, que já nasceu de novo, e consiste em confessar os seus pecados a Deus, depois do dia que recebeu Jesus, e também em começar a viver de acordo com um padrão de Vida agradável a Deus.
SANTIFICAÇÃO INSTANTÂNEA Todos nós quando nascemos trazemos a natureza errada, por causa de Adão e Eva e além disso, também pecamos. Não há ninguém que não peque. Se não fosse Jesus morrer por nós para nos lavar e purificar dos nossos pecados, não tinhamos qualquer hipótese de entrar no reino de Deus.
ROMANOS 3:9-10 - "Pois quê? somos nós mais excelentes? de maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer".
ROMANOS 3:23 - "Porque todos pecaram e distituídos estão da glória de Deus." Todos nós, antes de termos entregue a nossa vida a Jesus, éramos pecadores, e estávamos condenados à perdição eterna. Algumas pessoas não se apercebem deste fato, e pensam que um dia Deus as salvará, porque elas são boas pessoas, pagam as suas contas, não desejam mal a ninguém, etc.
Mas isto é um grande engano. Aos olhos de Deus é tão grave matar, roubar e adulterar, como é mentir, criticar e falar mal de outras pessoas. Éramos estranhos e inimigos de Deus, por causa das nossas más obras.
Mas Jesus derramou o Seu sangue na Cruz para pagar pelos nossos pecados, e para nos poder apresentar a Deus Pai SANTOS, IRREPREENSÍVEIS E INCULPÁVEIS.
Ao recebermos Jesus como nosso Salvador e Senhor, Jesus nos limpa de todos os pecados e nos apresenta a Deus:
- SANTOS
- IRREPREENSÍVEIS
- INCULPÁVEIS
Sabe porque isto é tão importante?
Porque quando éramos pecadores, estávamos debaixo do poder do diabo. Éramos escravos do diabo quer acreditássemos quer não.
E quando nascemos de novo ao receber Jesus, Jesus nos libertou das garras do diabo, Jesus nos libertou da escravidão de satanás, e nos pôs no reino de Deus.
COLOSSENSES 1:13 - "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor."
Uma vez certa pessoa disse-me: "Oh Pastor, eu não creio em nada disso. Eu  não sou prisioneiro de ninguém. Eu faço o que quero ..."
Ao que lhe perguntei: "Se você faz o que quer e não é prisioneiro de ninguém, porque é que só tem problemas, está doente, não tem dinheiro que chegue, etc.?"
Todos nós, ao nascermos, já nascemos escravos de satanás, porque ele é o príncipe deste século. Só Jesus o pode libertar dessa escravidão porque o diabo só vem para matar e destruir.
João 10:10 - "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."
Ele busca ocasiðes para destruir as pessoas, através de doenças, acidentes, problemas, etc.
Mas, a glória seja dada a Deus, no dia em que recebemos Jesus, Ele nos liberta da escravidão do diabo, nos liberta do domínio do Pecado.
O pecado foi inventado pelo diabo, para destruir. Uma pessoa que ande na prostituição vai acabar doente. Uma pessoa que beba demasiado vai acabar doente e cheio de problemas.
Jesus levou os nossos pecados para a Cruz, para nos livrar do ferrão do pecado e nos libertar do domínio de satanás.
É por isto que é tão importante sabermos que éramos pecadores, mas que Jesus nos fez Santos e Justos diante de Deus.
Agora já não há nenhuma condenação em relação a nós. Podemos vir a Deus com a confiança de que nos vai ouvir e reponder, e com a certeza de que o diabo já não pode governar mais a nossa vida.
SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA
Agora sou salvo, sou uma nova criatura,um filho de Deus, Santo e Justo, livre dos meus pecados anteriores.
Mas será que nunca mais pecarei?
Infelizmente não é assim. Depois de recebermos Jesus, por muita vontade e determinação que tenhamos em fazer só o bem, de vez em quando pecamos, fazendo o que não devíamos.
Agora põe-se a questão: temos solução?
Felizmente que sim, já que Jesus também providenciou para esses pecados posteriores à nossa conversão. I João 1:8-9 - "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça".
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui