Ao observar a história da humanidade
não há dificuldade para constatar a forte tendência do homem para estabelecer
ídolos para si.
Nos tempos bíblicos, vemos que havia
exageradamente ídolos para todos nas tradições egípcias. Na Índia, as vacas
permanecem intocáveis, inclusive se o animal resolver dormir em pleno asfalto,
atrapalhando o trânsito de uma importante estrada vicinal. Nas ilhas galápagos,
a tartaruga é alvo da idolatria de seus nativos, capazes de hostilizar quem
ousar argumentar contrariamente tal situação. Católicos e as estátuas... Alguns
muçulmanos são capazes de partir para ofensas, afrontas, atos violentos de
linchamentos quando suas paixões da religião islâmica são desrespeitadas.
O grande problema no tratamento
dispensado aos pregadores e cantores famosos, por parte de uma parcela da
comunidade evangélica, é o uso do jargão "não toqueis no meu ungido",
como se cristãos famosos fossem inerrantes, 100% santos, perfeitos, incapazes
de falhar.
O que dizer dessa atual conjuntura do
cenário gospel? O sentimento que permeia o meio é diferente do que há no mundo?
Se o irmão anônimo recebe críticas construtivas, não haverá problemas para quem
o criticou; mas se houver crítica contra o comportamento de um pastor com nome
proeminente, ou um cantor de grande vendagem de CDs evangélicos, o autor da
crítica receberá reprimendas. Ao apontar o erro, quem aponta está sujeito a ser
considerado fariseu, juiz, ouvir adjetivos feios, e ser excluído da roda de
amigos.
Será que ao apontar o erro de
portadores de fama, é manifestado o lado escuro do evangélico idólatra, o
demônio cultivador da idolatria se levanta na vida de adoradores de seres
humanos? É exatamente isso que dizem muitos críticos de famosos.
Mas o que é ser ungido? Davi foi um
ungido do Senhor assim como Saul, mas tanto um como o outro foram exortados por
profetas. Davi por Natã e Saul por Samuel. Ninguém está isento de pecar,
portanto todos estão sujeitos à exortação.
É um grande erro usar a frase
"não toqueis no meu ungido" para blindar pessoas e assim abrir a elas
passagem à imoralidade, para que possam fazer tudo o que desejarem sem
serem acusadas de cometer erros, sem serem repreendidas ou exortadas ao
conserto com Deus.
"Não toqueis no meu
ungido". Não sei se tal frase poderá sempre significar que a pessoa que a
diz é uma idólatra. Mas com certeza significa um equívoco, quando é dito no
sentido de querer classificar e solidificar uma hierarquização. No Novo
Testamento todos os cristãos convertidos são pessoas ungidas pelo Espírito (1
João 1.20, 27). E todas as pessoas ungidas receberam unção igual porque são
amadas por Deus sem distinção, e Deus quer o bem delas na mesma proporção.
Tocar no ungido de Deus - evangélico
anônimo ou famoso, liderado ou líder - é realmente uma atitude perigosa se a
ação é feita por conta própria, porque a ira do homem não manifesta a justiça
divina (Tiago 1.20). O amor não faz mal, o cumprimento da lei de Cristo é amar
(Romanos 13.10; 1 Coríntios 9.21). Quem age pelos métodos carnais em suas
críticas, apesar de usar capa de religiosidade, atenta contra o próprio
bem-estar futuro, porque o mandamento de Cristo para todos é proceder amando o
semelhante como a si mesmo, e os desobedientes a essa ordem não têm como
fugir do Dia de Acertos de Contas, no porvir, quando lhe será dado como castigo
o sofrimento eterno (Gálatas 6.1-10).
Olhando a situação por outro ângulo,
alguns críticos realmente estão errados em suas críticas. Não foi sem propósito
que Paulo escreveu: "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos
sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós
mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo
para a vida eterna" - Judas 20, 21.
Nem todos que criticam
famosos são porta-vozes de Deus ao criticar. Eles falam motivados por boas
intenções equivocadas, ou interesses pessoais, ou inveja. E por fina ironia,
até esses críticos estão constituídos como ídolo gospel por uma gama de
evangélicos idólatras, gente viciada em procurar ciscos nos olhos do próximo.
Postado por: E.A.G.
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