Depois dos acontecimentos exibidos pelo toque da 6ª trombeta, antes de
se iniciar o toque da 7ª trombeta, Deus faz uma pausa na história dos
acontecimentos para enviar a terra as duas testemunhas que irão pregar a Sua
Palavra em Jerusalém.
Quando o Anticristo estará no seu apogeu de domínio e força e todo
Israel apóstata curvado perante ele, seguido dos povos gentios habitantes de
toda terra, então aparecerá em Jerusalém duas grandes testemunhas. Deus
enviá-lo-as para anunciar o evangelho do Reino de Cristo e profetizar a
respeito do futuro. Terão grande poder sobrenatural (Ap 11.1-14). Essas
testemunhas do Senhor irão pregar num período de 1.260 dias (que são três anos
e meio). Vestidos se saco: “Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por
mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco” (Ap 11.3).
O Evangelho do Reino começou a ser pregado por João Batista, que estava
preparando o caminho do Senhor Jesus, e ainda será pregado na grande tribulação
pelas duas testemunhas procurando converter o coração dos pais aos filhos (Ml
4.6). Este evangelho é o mesmo que João Batista pregava na primeira vinda de
Cristo, há quase dois mil anos dizendo: “arrependei-vos porque é chegado o
reino de Deus” (Mt 3.2), este não é o mesmo evangelho que pregamos nos dias de
hoje, existem duas formas de pregar o evangelho:
1.
O Evangelho da graça (Mc 16.15): O
Evangelho que é pregado hoje para a salvação.
2.
O Evangelho do Reino (Mt 24.14): As
duas testemunhas irão pregar na grande tribulação.
Enquanto o falso profeta estará apresentado Anticristo ao mundo como o
verdadeiro messias, as duas testemunhas irão pregar que o reino de Cristo está
próximo e Ele virá com poder e grande glória para reinar por mil anos e isto
irá acontecer no mundo todo, e assim aqueles que aceitarem esta palavra serão
mortos pelo Anticristo por aceitarem o Reino de Cristo no milênio.
“Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os
inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer.
Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em
que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em
sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes
quantas quiserem” (Ap 11.5-6).
Como Moisés no Egito as duas testemunhas serão revestidos de poder e
autoridade pelo Espírito Santo para pregar o evangelho e advertir a nação de
Israel e também as demais nações contra o governo do Anticristo. São servos que
receberão o dom de maravilha (1ª Co 12.9-10) para enfrentar o império
anticristão.
Durante a Grande Tribulação, Israel e a Cidade Santa (Jerusalém), serão
oprimidos pelos gentios e sofrerão grandemente num período de três anos e meio
(42 meses), Israel será severamente atingida pelas mensagens, que mostra a
rejeição que eles fizeram a Jesus de Nazaré, o verdadeiro Messias. Entretanto o
livramento do povo judeu virá somente no final da Grande Tribulação, quando
estiverem cercados pelos exércitos do Anticristo, nesse dia Israel clamará e o
Senhor os ouvirá.
I. QUEM SÃO AS DUAS
TESTEMUNHAS? - Ap 11.3-14
Uma das perguntas polemica do apocalipse é: Quem são as “Duas
Testemunhas”. Há neste texto Bíblico, muitas divergências teológicas, para
saber com precisão quem serão as duas testemunhas.
Alguns pensam em dois profetas: Elias e Moisés com o poder que exerceram
ninguém poderia tocá-los e porque apareceram na transfiguração com Jesus.
Outros acham que seria Enoque por que foi arrebatado para Deus e precisa voltar
para morrer. Entretanto não será Moisés, Elias, Enoque ou outro personagem
bíblico. Muitos usam a referência de Malaquias 4.5, onde diz que Elias virá
antes do grande dia do Senhor. A referência de Malaquias já se cumpriu na vida
e João Batista o precursor do Messias. Ele veio para pregar o evangelho do
reino.
Na transfiguração apareceram Moisés e Elias, todavia Moisés representa a
lei, Elias os profetas e Jesus a graça. Não temos nem um parâmetro bíblico para
afirmar que são eles.
Também não será Enoque porque em Hebreus 11.5 a Bíblia diz: “Pela fé,
Enoque foi trasladado para não ver a morte”. Portanto se Enoque foi translado
para não ver a morte então será ele.
Elias e Enoque foram arrebatados para céu. Dizer que eles voltariam
porque não morreram estaríamos fazendo uma interpretação errônea. Primeiro:
Carne e sangue não herdam o Reino de Deus. Segundo: Eles tipificam a Igreja de
Cristo. Terceiro: foram transformados e arrebatados. Elias deixou cair sua capa
(2ª 2.12-14), simbolizando que despiu-se dos seus andrajos humanos. O que vai
acontecer com o arrebatamento ou a transladação da Igreja é a mesma coisa.
Todos os crentes fiéis serão tomados pelo Espírito Santo e elevados aos céus.
No momento de serem tomados (num abrir e fechar de olhos) serão transformados,
isto é, deixaram os seus andrajos e serão capacitados de entrarem no céu,
diante do Trono de Deus, sem mais a necessidade de morrer.
Será que Elias precisa morrer? Será que os vivos no arrebatamento da
Igreja precisaram morrer primeiro. Não! Os mortos ressuscitarão primeiro e
depois nós, os que estivermos vivos, seremos transformados num corpo
glorificado e levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o
Senhor nos ares (1ª Ts 4.16-17).
II. QUEM SÃO AS DUAS OLIVEIRAS?
“São estas as duas Oliveiras (testemunhas), e os dois candeeiros que se
acham em pé diante do Senhor da terra” (Ap 11.4).
“Junto a este, duas Oliveiras...”. Quando estudamos a luz da
hermenêutica podemos ter uma idéia de quem serão as duas testemunhas.
“Prossegui e lhe perguntei: que são as duas oliveiras à direita e à
esquerda do candelabro? Tornando a falar-lhe, perguntei: que são aqueles dois
caminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si
azeite dourado? Então, ele disse: São os dois ungidos que assistem junto ao
Senhor de toda a terra” (Zc 4.3 e 11-14).
As duas Oliveiras falam da autoridade real e sacerdotal. Através destas
formas ou meios, Deus manifestou Seus dons graciosos ao Seu povo. “Os dois
ungidos” nesta visão representam a Josué e Zorobabel (conf. Zc 3.1; 4.9). Josué
era o sumo sacerdote e Zorobabel o herdeiro do trono Judá (1º Cr 3.17-19).
Zorobabel era no seu tempo representante da monarquia de Davi (Ag 2.20-23), e
está na linhagem direta de Cristo (Mt 1.12). Foi nomeado por Ciro rei da Pérsia
para ser o condutor do e governador do povo Judeu no regresso para Judá (Ed
1.8; cap. 11; 5.11-14).
Talvez alguns teólogos interpretam que serão Josué e Zorobabel, porém
aqui as duas testemunhas serão duas autoridades (política e religiosa da nação
israelita) na época em que o Anticristo estiver governando a terra. Eles são
escolhidos por Deus para realizar a Sua obra na Grande Tribulação. Porém não
será nenhum personagem bíblico. Nem Josué e Zorobabel. Eles apenas tipificam as
duas testemunhas.
III. O QUE ACONTECERÁ COM AS DUAS
TESTEMUNHAS?
Quando terminarem de realizar a obra a que foram designados por Deus, o
Anticristo fará guerra e morrerão na praça da cidade, e depois de três dias e
meio o Senhor ressuscitará e subirão ao céu numa nuvem diante dos olhos de
todos (Ap 11.6-12) até que os dias da tribulação se completem.
Haverá um grande terremoto (Ap 11.13). Por causa da ressurreição das duas testemunhas, e do julgamento
divino, o remanescente de Israel aceitará a mensagem das duas testemunhas e
dará glória a Deus.
Cai a décima parte da cidade, e morrem 7 mil homens, e é passado o
segundo ai (Ap 11.13-14).
Pr. Elias Ribas
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