quarta-feira, 28 de março de 2012

REZAR ou ORAR???


E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos (Mateus 6.7).

Um dia desses, um cidadão me abordou e questionou acerca da diferença entre: ORAR e REZAR!
Bom, para os que se encontram nesta dúvida, aí vai a resposta (não minha mas a bíblica):

* REZAR é uma forma de monólogo e, geralmente, repetitivo. Provavelmente foi em relação a isto que Jesus Cristo chamou tal prática de VÃS REPETIÇÕES!!!
* ORAR é uma forma eficaz de diálogo entre o Criador e Criatura.
É você conversar e "se abrir" com DEUS como se estivesse fisicamente diante de um amigo íntimo (com o devido respeito, é claro).

  O mesmo cidadão discordou me dizendo que o certo era REZAR e citou como exemplo o PAI NOSSO e disse que foi o próprio Jesus que ensinou (?).

  Então respondi: Ensinado por Jesus, com certeza. Porém, esta ORAÇÃO é apenas um modelo de como você deve se dirigir ao PAI e não apenas recitá-la como alguns fazem.
  Jesus fez não só esta mas a Bíblia mostra que, ao longo de sua estada na Terra, o mestre orou de várias formas e com fins específicos.

  Portanto, queridos, quando se trancar no teu quarto (elevar os pensamentos às coisas espirituais) e dobrar o joelho (se humilhar perante o teu Deus), ORE, não de forma mecânica, mas com reverência, temor e humildade na presença do nosso Deus!

E NUNCA ESQUEÇA QUE ELE NÃO PROCURA PERFEITOS MAS SINCEROS!!!

Shalom!

Sérg10 Gomes

2 comentários:

  1. É certo que existe diferença em Rezar e Orar! Orar é uma conversa íntima com Deus, é vc se abrir verdadeiramente com o único amigo (Deus) que além de te ouvir pacientemente irá ajudar a resolver todas as aflições! já rezar, não passa de repetições de palavras e/ou frases ditadas por homens.

    ResponderExcluir

Comente aqui