quarta-feira, 17 de abril de 2013

PLANO DE SALVAÇÃO






"E o testemunho é este, que Deus tem nos dado vida eterna, e Sua vida é Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; Aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." ( 1 João 5:11-12)

Esta passagem da Bíblia nos diz que Deus tem nos dado vida eterna e esta vida está no Seu Filho, Jesus Cristo. Em outras palavras, a maneira de possuir a vida eterna é possuir o Filho de Deus. Mas, talvez você esteja se perguntando: como uma pessoa pode ter o Filho de Deus? Primeiro, vamos entender o que aconteceu com o homem. 


Problema do Homem e Separação de Deus

O ser humano foi criado por Deus com o propósito de glorificá-Lo. Deus fez o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, dotados com inteligência, retidão e com a lei do Senhor escritas em seus corações. O homem e a mulher tinham o poder de cumprir esta lei, porém com possibilidade de transgredi-la. 

E foi isto que aconteceu. Quando Deus criou o homem, lhe deu a autorização de comer de qualquer fruto do jardim do Éden, menos o da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas, Adão e Eva desobedeceram e comeram do fruto que era proibido. Essa desobediência, que se chama pecado, gerou uma grave consequência: a quebra do relacionamento, da comunhão e da paz entre o homem e Deus. E sem esse relacionamento, sem essa comunhão, sem essa paz, não temos vida.


Promessa e amor de Deus

Jesus Cristo, em obediência à vontade de Deus, morreu na cruz pelos nossos pecados, pagou a nossa dívida. Talvez você pense que isso não tem nada a ver com você. Mas, a Bíblia, em Romanos 3:23, afirma que TODOS pecaram e estão destituídos da glória (da perfeita santidade) de Deus. 

"Pecar" significa errar o alvo. Qual deveria ser o nosso alvo? O próprio Deus – pra isso fomos criados: para glorificá-lo, adorá-lo e para nos relacionarmos com Ele – mas, quando não fazemos isso, quando alteramos o “alvo” e o “foco”, estamos distante de Deus, em pecado.
Agora, talvez você esteja pensando: “Mas, eu sou uma pessoa boa, honesta, amorosa, aprovada diante da sociedade e até religiosa. Não sou esse pecador”. 

Porém, a Bíblia ensina que nem a soma de toda a bondade humana, trabalhos humanos, moralidade humana, ou atividade religiosa pode ganhar aceitação de Deus ou pode levar alguém ao céu. 

O homem moral, o homem religioso, e o imoral e não religioso estão todos no mesmo barco. Estão todos caídos por falta da perfeita retidão de Deus. 

Depois de discutir o homem imoral, o homem moral e o homem religioso, o Apóstolo Paulo, na carta que escreveu aos Romanos, declara que judeus e gregos estão debaixo do pecado e que não há nenhum justo nem mesmo um. Nem a soma de toda a bondade humana é tão boa quanto Deus. Deus é retidão perfeita. Nem a soma de todo o bem vivente nos levará ao céu ou nos dará vida eterna.



A solução e a Graça de Deus

Então, se não é por nossas obras, por nossa moralidade, nossa bondade, nossas ações de caridade, nossa religiosidade, como é que obtemos a salvação? Qual é a solução, então? 

Em muitas passagens da Bíblia, podemos perceber que a salvação não vem pelo que fazemos ou deixamos de fazer, mas, sim, pelo que Deus faz em nós e por nós. 

"Porque pela Graça sois salvos por meio da fé; e não por vós mesmos, este é o dom (presente) de Deus; Não vem através das obras para que ninguém se glorie."  Efésios 2:8-9

"Ele nos salvou não baseado em nossas obras de justiça, mas de acordo com Sua misericórdia, pela lavagem da regeneração e renovação pelo Seu Santo Espírito," 6 "...a quem Ele pôs sobre nós abundantemente através de Jesus Cristo nosso Salvador,"  7 – "...que sendo justificado pela Sua graça nós pudemos ser feitos seus de acordo com a esperança de vida eterna."  Tito 3:5-7

Deus não só é santidade perfeita (cujo caráter santo nós nunca poderemos igualar ao nosso próprio caráter por nossas obras de retidão), mas Ele também é amor perfeito e cheio de graça e misericórdia. Por causa do Seu amor e graça, Ele não nos deixou sem esperança e sem solução.

"Mas Deus provou o Seu amor para conosco, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós." Romanos 5:8

Estas são as boas notícias da Bíblia: a mensagem do evangelho! Esta é a mensagem do presente do próprio Filho de Deus que se tornou homem (o Homem-Deus), viveu uma vida sem pecado, morreu na cruz por nosso pecado e foi ressuscitado da tumba provando, tanto o fato de que Ele é o Filho de Deus, quanto o valor da Sua morte por nós, como nosso substituto.

"A quem foi declarado Filho de Deus com poder pela ressurreição da morte, de acordo com o Espírito de Santidade, Jesus Cristo nosso Senhor." Romanos 1:4

"Pois Ele foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou para a nossa justificação." Romanos 4:25

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus."  2 Coríntios 5:21

"Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no Espírito." 1 Pedro 3:18



E como Receber o Filho de Deus?

Devido ao que Cristo realizou por nós na cruz, a Bíblia declara: “Aquele que tem o Filho, tem a vida.” Nós podemos receber o Filho, Jesus Cristo, como nosso Salvador pela fé pessoal, crendo na pessoa de Cristo e na sua morte pelos nossos pecados.

"Mas a todos que o receberam, Ele lhes deu o direito de serem chamados filhos de Deus, a saber, os que creram em Seu Nome." João 1:12

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse através d'Ele. Aquele que crer n'Ele não é julgado; Aquele que não crer já está julgado, porque não creu no Primogênito Filho de Deus." João 3:16-18

Isto significa que cada um de nós deve ir a Deus do mesmo modo:  como um pecador que reconhece o seu pecado, que percebe que nenhuma obra humana pode salvar, e que confia totalmente em Cristo para nossa salvação. 


FONTE: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui