quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Não desista do que é seu! (Parte II)





SEXTO ENSINAMENTO:   O valor de uma mulher / mãe.

Dê uma olhadinha nos vv. 18 e 19 – “O menino cresceu e, certo dia, foi encontrar-se com seu pai que estava com os ceifeiros. De repente ele começou a chamar o pai, gritando: Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça! O pai disse a um servo: Leve-o para a mãe dele”.    Você percebe que até um homem barbado, casado, pai de filhos... quando a coisa se complica ele chama pela mãe ou pela mulher?  -   “Eu quero minha mãe....  cadê minha mulher?”    -  O cara pode ter dois metros de altura, um Mike Taisson da vida,  .... mas ele vai sempre precisar de uma guerreira por perto, porque ninguém tem mais capacidade afetiva do que a mulher.

A mulher, ela é o equilíbrio da casa. A capacidade afetiva da mulher é muito maior que do homem, o homem é mais razão, machão (e graças a Deus este estereotipo esta cada vez menor em nossa sociedade).     -  O filho adoeceu e o pai diz: “leva pra mãe dele”, porque ninguém pode cuidar melhor de um filho do que a mãe.     Que é que acontece quando um filho fica doente em sua casa? Você manda pra quem?   Pra avó? ... já viu que tem criança que chama avó de mãe?  Se esse for o seu caso, que vergonha mãe!  No v. 20 lemos que o garoto morreu no colo da sua mãe.

Agora, os vv. 21-23 é uma riqueza de ensino.  O menino morreu, ela sobe ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta.   Chamou o marido e disse“Preciso de um servo e uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”.    Isso aqui é tremendo!!  Escute bem:  Quando o impossível bater na sua porta, quando não houver mais esperança de nada, quando você for incapaz de resolver o problema .... essa mulher nos dá os passos a seguir:

1º. Passo – Não entre em desespero.  Porque se você entrar em desespero, você vai perder o equilíbrio emocional, o equilíbrio da razão e com certeza vai fazer bobagem.  O filho morreu, ela pega o garoto leva para o quarto e fecha a porta.   Sabe porque?   Porque quando o impossível bate a nossa porta, mesmo sendo impossível (até parece uma contradição), mas há sempre algo que eu possa fazer.  Ela não entra em desespero:  “Meu Deus, o que é que eu vou fazer? O que vai ser de mim agora?   Por esta desgraça veio sobre mim?...”

2º. Passo – Tome uma atitude. Não adianta ficar parado e arrancar os cabelos, começar a chorar, berrar... Por que isso não vai resolver os problemas. Você tem que tomar uma atitude quando os problemas e as crises da vida abater sobre você e sua casa.

3º. Passo – Seja otimista.  Esta mulher estava cheia de fé e otimismo. O procedimento normal seria: O filho morreu? .... vamos enterrar!   -  Isso seria coisa mais lógica, mais racional a ser feita. Mas ela não fez isso“Eu vou lá naquele homem de Deus que me falou que Deus me daria um filho”.  Grife este texto na sua bíblia:  Provérbios 24:10 – “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!”.
Qual é o seu problema?  Qual é a sua crise, sua dificuldade?  Em Marcos 9:23 JESUS falou que “Tudo é possível aquele que crê”.  Se o impossível bater na sua porta, creia, creia sempre e seja otimista!

4º. Passo – Seja sábio (a).  O v. 23 diz que o marido vendo que a mulher ia falar com o homem de Deus, e não era sábado, não era dia de culto. Ou seja, o que era sábado para eles (naquela época), é o domingo para nós hoje = Era o dia do Senhor.   Então não era dia de Culto, porque você está indo ao homem de Deus?   E ela diz ao marido: “Não se preocupe. Esta tudo bem. Eu vou e volto logo...”

Irmã, o que você faz quando acontece um problema lá em casa?  “To doida que ele chega logo, vou contar tudo de uma vez,  ... anda homem, chega logo,  hoje eu arrebento tudo...”.  OU quem sabe você pega o telefone e fica perturbando o juízo dele no trabalho...


SÉTIMO ENSINAMENTOQuando a coisa está feia, empregue uma energia acima do comum.
    
Sabe quantos quilômetros essa mulher precisou andar até encontrar o profeta Elizeu? ...50 km, e de jumento! ...50km, subindo até o monte Carmelo! Lá de cima do Carmelo, quase todo o Israel pode ser visto...  Imagine essa mulher, subindo 50 km de jumento!     Quando a coisa está feia, nós temos que fazer um esforço maior do que estamos acostumados.

E isso é importante porque tem gente que, o bicho tá pegando, a vaca tá indo pro brejo, e... ele tá deitado na rede, descansando: “É eu tô esperando um anjo aqui, ou uma anja, não sei. Deus vai mandar aqui um anjo, e tudo vai dar certo!”

Irmão, quando a coisa fica feia, se prepare para fazer um esforço maior. É isso que essa mulher fez aqui: esforço, luta, providência, energia acima do comum!  Saia deste marasmo, sai deste comodismo, levante a cabeça, vai à luta cidadão, porque a vida continua...



OITAVO ENSINAMENTO: Quando o impossível bater à sua porta, vá ao lugar certo.

Onde essa mulher foi? Ela foi ao Carmelo!  O monte Carmelo é símbolo da presença de Deus, é o lugar onde Deus enviou poder para desmoralizar o diabo e os inimigos do Seu povo.   Muitas famílias tem fé e são otimistas, mas colocam a fé no lugar errado.   Na hora da crise se prostram diante de bruxos, de santos, de feiticeiros, de benzedeiras, de ídolos, dão dinheiro em troca do livramento e da cura, vai atrás daquele irmão que tem um “revelamento” ou uma “profetada” ... e abrem espaço para a ministração da morte.  (Você não pode perder o Filme  de Lutero no 1º. Sábado de Julho...).

Se a coisa tá feia, você tem que ir ao lugar certo. A casa de Deus, a igreja, intimidade e relacionamento com Deus... é por aí que o diabo e todos os inimigos são desmoralizados!

A Bíblia faz menção de uma outra mulher de no ANA. Havia um impossível na vida de Ana, ela era estéril, mas Ana foi ao lugar certo!... Diz a Bíblia que ela entrou no templo e quando entrou no templo ela falou com Deus – o templo é o lugar da gloria de Deus, é a casa de Deus.   Por isso o Salmista se expressou assim o capítulo 27:4 (grife isso na sua bíblia) “Uma coisa peço ao senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar a sua orientação no seu templo”.



NONO ENSINAMENTOSe você é um Geazi, não tente ser um Eliseu.

vv. 25-26 – “Assim que ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu à distancia, disse a seu servo Geazi: Olha! É a sunamita! Corra ao seu encontro e pergunte a ela: Ela tudo bem com você? Tudo bem com o seu marido? E com seu filho?.  Ela respondeu a Geazi: Esta tudo bem”.

Percebe que quem viu a mulher primeiro foi Elizeu e não Geazi? Quando Deus chama alguém para a Sua obra, Ele dota de capacidade espiritual. O homem de Deus vê o que ninguém vê.  E mais: o texto diz que Geazi pergunta a ela se estava tudo bem e ela responde: “Vai tudo bem”,.... mas quando ela se encontra com Eliseu diz o v. 27 que ela se abraça a seu pés e Geazi veio para afastá-la e Eliseu lhe disse:“Deixe-a em paz! Ela esta muito angustiada, mas o Senhor  nada me revelou  e  escondeu de mim  a razão de sua angustia”.

Quem disse que você tem que ficar contando a sua vida pra todo mundo?  -   “Geazi, pra você, pra você tá tudo bem, sim. Você não tem capacidade para me orientar, para me dirigir, eu não vou ficar dando detalhe da minha vida para você”.    Percebe isso?   Já viu pessoas que escancara a vida que leva para a torcida do “Corinthians” inteira?...   todo mundo sabe quem é aquela pessoa e o que se passa na família dela.  Ela entra num lugar e todo mundo diz: “Sabe o que ta acontecendo com fulana?” ...
   
Agora, que coisa linda é esse homem de Deus aqui. Que honestidade!  Vemos no v.27, que ele, como homem de Deus, tem a percepção que ela está com um problema, mas como ele é humano e não sabe-tudo, ele diz pra Geazi: “olha, a alma dela está amargurada, mas eu não sei o que é, porque o senhor não me revelou”  Isso é honestidade profética!!   Eliseu não ficou querendo adivinhar o que se passava na vida dela .... chutando para ver se fazia um gol...

Se Deus não te revelou, e se você percebe que a pessoa está com um problema, diga simplesmente:“vem cá, deixa eu te abençoar, eu não sei o que você passa, mas Deus sabe, Ele pode..., o nosso Deus pode, eu não sei, mas Ele sabe, e Ele pode! Vamos orar por isso”.

Se toda pessoa que ouvisse alguma profecia mentirosa e fizesse como essa mulher, um bando de falsos profetas seriam desmascarados!    v. 28 – “Acaso eu te pedi um filho, meu Senhor?  Não te disse para não me dar falsas esperanças?”  -  Em outras palavras, essa mulher procurou o profeta Eliseu como que dizendo: “Você é um homem de Deus, então vamos ver se é mesmo...”

E na seqüência, v. 29,  Eliseu diz para Geazi que pegasse seu cajado e corresse, e chegando lá colocasse o seu cajado sobre o rosto do menino. E aí o v. 31 diz que Geazi correu e chegou na frente. E chegando lá colocou o cajado sobre o rosto do menino e o menino não reagiu.   E como Cajado na mão de Geazi não funciona. Só funciona na mão de quem esta revestido da autoridade de Deus, diz o v. 33 que ELISEU entrou no quarto e fechou a porta.

vv. 34-35  – “Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo... espirrou sete vezes e abriu os olhos”.   (E não me pergunte o porquê ele fez isso, porque eu não sei te explicar.  Só sei que Deus tem destas coisas.  Certa vez JESUS cuspiu no chão, fez uma laminha e passou no olho do cego....)
                                                                                     
Se você é um Geazi não tente ser um Eliseu!  A gente deve estar no lugar onde Deus quer que a gente esteja.   Porque se Geazi estiver no seu lugar ele será imbatível.   Por isso se Deus te chamou para ser um recepcionista na Igreja, seja um grande recepcionista!  Fique sempre no lugar que Deus te chamou, senão você vai passar vergonha.   Na obra de Deus, ELE precisa de Eliseu´s  e  de Geazi´s, cada um em seu respectivo lugar.


DÉCIMO ENSINAMENTONunca desista do que é seu!

O que mais impressiona nisso tudo, é que esta mulher, que não desistiu do que era seu, do que lhe era precioso.    Você consegue pensar nisso?  Ela não mediu esforço! Ela  não desistiu do que era seu.     -    Foi exatamente por isso que DEUS trouxe você aqui neste dia – Para dizer para você:  Não desista do que é seu!

O que é seu, e você está desistindo dele?  Você está desistindo do seu marido?  Da sua esposa?  Desistindo dos seus filhos?  (Ah! Pastor,  Já fiz tudo que eu podia... Não tem mais jeito.. estou chutando o balde, vou desistir...não adianta mais lutar por isso... pra que ficar orando, jejuando... não vai resolver mais nada...)

Que isso, meu irmão? Que isso, minha irmã? Você está desistindo daquilo que é seu! A mulher do texto nos ensina a ter determinação, esforço, ter fé, ter otimismo, ter visão do que Deus pode fazer! Ela disse:“Eu não vou desistir. Eu quero meu filho de volta”.

E quem sabe esta precisa ser a sua oração neste momento“Eu não vou desistir. Eu quero meu filho na Igreja. Eu quero meu marido liberto.  Eu quero uma esposa fiel ao Senhor.  Eu não vou permitir que o diabo arrebente com a minha família...”


Deus te trouxe aqui para você ouvir uma palavra profética para a sua vida. E como servo de Deus, eu profetizo para você, na autoridade da palavra do Senhor e do nome de Jesus: Se você não desistir, Deus vai dar de volta aquilo que te pertence... Porque não tem demônio, não tem homem, não tem situação econômica, que vai tirar a bênção de Deus na tua vida. Não desista, não desista... Porque Deus é fiel e soberano sobre todas as coisas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui