sexta-feira, 18 de maio de 2012

Moisés e Jesus: Divisor de Águas; Divisor da História



Cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15.3).


Moisés é o maior personagem do Antigo Testamento, Jesus é o maior do Novo Testamento. E ambos possuíam missões semelhantes. Moisés foi um tipo de Cristo.
Os dois foram libertadores do povo de Deus. Moisés liderou as tribos de Israel para fora do domínio egípcio até a entrada da Terra Prometida. Jesus, o líder espiritual de Israel, lidera as pessoas de todas as tribos e raças, que escolhem aceitar a salvação que Ele oferece, para fora do Egito espiritual e da escravidão do pecado rumo ao lar eterno, a Canaã celestial.

Moisés, ensinado na cultura do Egito, precisou reaprender a maneira de liderar, desta vez nos padrões de Deus: não pela força de exércitos, não por violência, mas pela mão gentil de um pastor. Com isso, Moisés prefigurou o trabalho do maior Líder que já existiu: “Como pastor Ele cuida de Seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias” (Isaías 40.11).
Tanto para Moisés quanto para Jesus, a morte estava marcada com um elemento trágico. Moisés, depois de ter liderado o povo por 40 anos em meio a provações e dificuldades, morreu avistando a Terra Prometida – tão perto, ao mesmo tempo tão longe! A vida de Jesus chegou ao fim de modo violento. Rejeitado pelos líderes judeus, abandonado por Seus próprios seguidores, foi surrado, açoitado, cuspido e executado entre dois ladrões.
Mas a morte não foi o fim para eles. Deus sepultou Moisés num vale na terra de Moabe (Deuteronômio 34.6), mas não o deixou na sepultura. De acordo com o bom propósito de Deus, Moisés foi ressuscitado dentre os mortos, um ato contestado pelo diabo (Judas 1.9). Na ocasião em que Jesus estava no auge de Sua missão, a última jornada a Jerusalém em que a traição e a morte O aguardavam, Moisés veio juntamente com Elias para encorajar o Salvador no Monte da Transfiguração.


Não sabemos quanto tempo Moisés permaneceu na sepultura desconhecida e solitária em Moabe. Mas sabemos que Aquele que é maior do que Moisés – o Salvador e Senhor de Moisés – quebrou os grilhões da morte num domingo pela manhã, ao terceiro dia após a Sua morte.
O cântico de Moisés e do Cordeiro é um cântico de libertação e vitória. Quero estar lá para entoá-lo. E você?



"Há um só SENHOR, uma só fé, um só batismo. Há um só DEUS e PAI de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos " – (Efésios 4.5).


Agradeço ao amigo Domingos Fábio (www.nib.org.br) pela belíssima mensagem enviada.




Uma boa noite e paz do Senhor para todos os seguidores deste blog!



Sérg10 Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui