sexta-feira, 11 de maio de 2012

DE LADRÃO (JACÓ) À SÓCIO DE DEUS (ISRAEL) - Parte IV


GÊNESIS 27.39,46

39 Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu;
40 pela tua espada viverás, e a teu irmão, serviras; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
41 Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão.
42 Ora, foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; pelo que ela mandou chamar Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.
43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz; levanta-te, refugia-te na casa de Labão, meu irmão, em Harã,
44 e demora-te com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão;
45 até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e ele se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada de vós ambos num só dia?
46 E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher dentre as filhas de Hete, tais como estas, dentre as filhas desta terra, para que viverei?
 



Fundamentado na lei espiritual: “A alma que pecar esta morrerá”, podemos evidenciar que a falha neste caso foi coletiva (e não apenas de Jacó) e, portanto, a repercussão negativa envolveu a todos.
Todos os problemas desta natureza poderiam ser resolvidos de forma correta e objetiva se fossemos sinceros entre nós e não ficássemos omitindo informações ou distorcendo fatos.
Ora, se o próprio Deus já havia estipulado que o maior (Esaú) serviria o menor (Jacó), então porque não cumprir a vontade D’Ele?
Porque não aprendemos com aquela geração (hebreus retirados do cativeiro egípcio) que andou em círculos por 40 anos, por causa da desobediência e falta de confiança em Deus?
Deus é onisciente e conhece plenamente o nosso futuro, por isso, tem propriedade para nos aconselhar naquilo quem é infinitamente melhor para nós!
Provavelmente este fenômeno de desobediência aconteça pelos seguintes motivos:
Não confiamos em Deus de forma plena;
Preferimos tomar decisões de forma emotiva, precipitada e tendenciosa (ser carnal);
Confidenciamos os nossos sonhos e projetos aos nossos supostos “amigos”, ao invés de orar ao nosso Deus e pedir orientação acerca de um determinado assunto...
Enfim, se fossemos como criancinha que, sem entender a logística do processo para obter o resultado esperado, confia plenamente que seus pais sempre farão o melhor para obter êxito da satisfação de seus filhos, nossas vidas seguiriam um rumo de tranquilidade e sucesso, visto que, o Deus que tudo pode; tudo sabe, só tem um objetivo inerente a sua natureza: O MELHOR PARA NÓS!!!
 Em relação aos “amigos”, particularmente, creio que Deus deve ficar muito magoado por confiarmos mais em uma criatura do que no próprio Criador! Conhecemos as pessoas apenas de forma superficial e que, apesar de, se aproximarem de nós até com “boas intenções”, não podemos confiar plenamente visto que não temos a menor condição de saber qual espírito está habitando momentaneamente naquele corpo. Temos como exemplo o apóstolo Pedro (em um momento, afirmando que Jesus era Mestre, filho do Deus Vivo – sendo usado pelo Espírito Santo; em outro, querendo impedir o percurso natural que Jesus teria que seguir até a cruz do Calvário – sendo usado por satanás).
Precisamos urgentemente mudar tal conduta e, com humildade, clamar ao Pai que nos dê a fé necessária para com paciência e no tempo de D’Ele, confiarmos em suas providências.

Deus seja louvado!
Amém.


Sérg10 Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui