domingo, 15 de abril de 2012

DE LADRÃO (JACÓ) À SÓCIO DE DEUS (ISRAEL) - Parte I


21 Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.

22 E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor.

23 Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço.

24 Cumpridos que foram os dias para ela dar à luz, eis que havia gêmeos no seu ventre.

25 Saiu o primeiro, ruivo, todo ele como um vestido de pelo; e chamaram-lhe Esaú.

26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.

27 Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas.

28 Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó (Gn. 25, 21 a 28).









Aqui está uma grande prova de quão devemos esperar no Senhor e, principalmente, no tempo D’ Ele:

 
Deus trouxe a existência o que não existia e que, humanamente, não seria possível.
Antes mesmo de nascer, Deus já falava acerca do futuro daqueles homens. Não que estivessem predestinados para tal futuro (não concordo com calvinistas), mas porque Deus é onisciente (versículo 23).
Segundo ponto a ser observado, Deus nunca dá o que pedimos... Ele sempre dá infinitamente mais. Eram gêmeos (versículo 24)!
A seguir, podemos observar o erro que geralmente cometemos quando fazemos acepção de pessoas (versículo 26). Quer seja por preconceito; quer seja por tradições de homens. Neste caso específico, o motivo foi a tradição (abomino tal palavra). Pelo fato de, inconscientemente, o irmão ter nascido segurando no calcanhar do outro, foi apelidado de Jacó (enganador, suplantador, desonesto)...
Maldita cultura da tradição que limita o homem de crescer em todos os sentidos e que, na maioria das vezes, cria traumas nas pessoas...mas Deus liberta!
Você pode achar que isso só acontece no mundo “rotulado” pelos que se dizem “povo de Deus” (leia-se aqui, igrejas com doutrinas humanas) de “mundo secular”. Ledo engano, eu mesmo convivi com este tipo de "bulling gospel" (kkk é pra rir mesmo de tão ridículo que é) enquanto acadêmico... mas isso é história para outra oportunidade.
As pessoas julgam as outras como se estivessem acima do bem e do mal. Se acham mais santas do que as outras por pertencerem a uma denominação (versículo 27). Cuidado! A Palavra de Deus diz que nem todos de Israel são, de fato, israelitas.
Portanto, irmãos, aconselho que a próxima vez que tentarem te ridicularizar ou te humilhar na frente de falsos crentes, aconselho a você olhar no pulso dessas pessoas e verificar se possuem buracos de pregos (Jesus é o teu único advogado/Juiz). Caso contrário, ignore... Só Deus conhece o teu coração!!!
 
E, pra finalizar, podemos observar que o pai de Jacó (Isaque) fazia acepção entre os filhos (versículo 28): amava mais a Esaú do que Jacó... Apenas por interesse. Por causa da comida. Mas Rebeca amava Jacó... O verdadeiro amor, aquele que não faz acepção de cor, raça ou credo.

 



 
Continuará...



Para meditar:



Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas (2 Romanos 9.6);


Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade (Mateus 7. 22 e 23).




Tornei-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado daqueles que não me buscavam. A uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.
Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por um caminho que não é bom, após os seus próprios pensamentos; povo que de contínuo me provoca diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre tijolos; que se assenta entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; que come carne de porco, achando-se caldo de coisas abomináveis nas suas vasilhas; e que dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo (Isaias 65. 1 a 5).



Um grande abraço na Paz do nosso Senhor!


Sérg10 Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui