segunda-feira, 30 de abril de 2012

DE LADRÃO (JACÓ) À SÓCIO DE DEUS (ISRAEL) - Parte III






38 Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.

39 Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu;
40 pela tua espada viverás, e a teu irmão, serviras; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
41 Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão.
42 Ora, foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; pelo que ela mandou chamar Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.
43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz; levanta-te, refugia-te na casa de Labão, meu irmão, em Harã,
44 e demora-te com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão (Gênesis 27. 38,44);
www.nanikosdafe.blogspot.com.br



É impressionante como temos a facilidade de atribuir a terceiros as nossas derrotas e insucessos... Na maioria das vezes, só vislumbramos as vantagens momentâneas e, com isso, geralmente pagamos um alto preço por escolhas precipitadas e mal planejadas.

E esta prática é mais antiga do que parece. É só observar o "empurra-empurra" de culpados lá no jardim do Eden (Gênesis 3. 10 a 13) logo após a queda...

Temos prepotência para tomar decisões equivocadas para satisfazer os "nossos direitos" mas na hora que somos flagranteados cometendo delitos, atribuímos a inúmeras situações para justificar o erro!

No caso em questão, podemos notar como os afins se atraem: Esaú e seu pai (Isaque) só estavam preocupados com o alimento físico; promessas temporárias!
Jacó e a sua mãe, apesar de agirem de forma errada (visto que não confiaram no agir de Deus), buscavam algo infinitamente maior: bênção eterna!!!

Mas Deus, mais uma vez na sua forma imutável de agir, usou a boca de um pecador (Isaque) para proferir a sentença daquele (Esaú) que vendeu o que mais precioso tinha por algo sem valor.

Deus não tem compromisso com quem vive na carne!!!

Jacó não era perfeito? concordo! Mas Deus conhece o coração (intimo) do homem e não só revelou o plano maligno para matá-lo, como providenciou o escape.

Deus nunca é pego de surpresa...

Temos que confiar no agir de Deus e, principalmente, no seu tempo: Nunca atrasa; nunca adianta!

Não tente ajudar a Deus naquilo que só depende do poder D'Ele... Chegará o tempo em que você fará a sua parte no mundo físico!

...Temos a visão muito limitada. Por experiência própria, quanto tempo eu poderia ter poupado e evitado resultados negativos para mim e para outros se na época conhecesse este Deus...o homem realmente não passa de pó...

Glorifico o meu DEUS pela sua misericórdia e grandeza de me aceitar como seu filho!!!


Fiquem na paz meus irmãos!


Sérg10 Gomes








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui